Artilheiro do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com quatro gols, o atacante Fernando pode encerrar sua trajetória na base em grande estilo: como o maior goleador da edição 2026. Para isso, ele precisa balançar as redes na final contra o São Paulo e ‘secar’ os concorrentes diretos.
Na longa lista de artilheiros da Copinha, restam apenas jogadores de Cruzeiro e São Paulo com chances reais de alcançar o topo, já que os demais clubes estão fora da disputa. A decisão acontece neste domingo (25), às 11h, no Pacaembu.
Atualmente, os líderes do ranking são Paulinho Venuto, do São Paulo, e Jhuan Nunes, do Red Bull Bragantino, ambos com seis gols marcados.
Na segunda colocação aparecem oito jogadores com cinco gols, nenhum deles do time paulista. Já em terceiro, com quatro gols, está Fernando, acompanhado de outros nove atletas, entre eles, dois do São Paulo: Matheus Menezes e Gustavo Santana.
Ou seja, para garantir a artilharia isolada da Copinha, Fernando precisa marcar ao menos dois gols na grande final. Um desafio difícil, mas não impossível para o camisa 9 celeste, acostumado a balançar as redes com regularidade.
Na edição atual, Fernando marcou contra o Barra-SC e o Esporte de Patos-PB, ainda na fase de grupos. Depois, foi decisivo nas classificações diante do Santos, nas oitavas de final, e do Guanabara City, nas quartas.
Capitão do time na Copinha, Fernando foi questionado sobre a possibilidade de terminar como artilheiro da competição durante a entrevista coletiva desta sexta-feira (23). Com postura madura, destacou que o foco está na conquista coletiva.
“A gente sonha com isso, é o nosso sonho é ganhar esse troféu também. Mas a prioridade sempre foi ajudar a equipe, pensar nos companheiros e na equipe e buscar nosso objetivo, que é maior que qualquer conquista individual”
Fernando, atacante do Cruzeiro
Última Copinha e trajetória
Aos 20 anos, Fernando está em sua última participação na Copinha, por conta da idade limite (nascidos a partir de 2005). Ele já tem partidas pelo profissional do Cruzeiro, mas ainda busca se firmar definitivamente no elenco principal.
Após disputar a Copinha de 2025, Fernando foi emprestado ao Maringá para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. No clube paranaense, teve poucas oportunidades: foram cinco jogos e um gol, marcado no empate com o Botafogo-PB.
O vínculo com o Maringá foi encerrado antes do fim do empréstimo. Na sequência, Fernando esteve próximo de ser cedido ao Primavera-SP para a Copa Paulista, mas a negociação não avançou. De volta ao Cruzeiro em julho, foi reintegrado ao sub-20 e se tornou titular na reta final do Campeonato Mineiro da categoria, no qual a equipe celeste foi campeã.
Neste ano, mesmo inscrito na Copinha, Fernando foi chamado por Tite para os dois primeiros jogos do time profissional no Campeonato Mineiro, contra Pouso Alegre e Tombense. Depois, voltou ao sub-20 para reforçar a equipe na competição nacional, onde é um dos destaques e agora busca fechar sua participação com chave de ouro.
Artilheiros da Copinha
- 1º – Paulinho Venuto (São Paulo) e Jhuan Nunes (Red Bull Bragantino) – 6 gols
- 2º – João Bom (Volta Redonda), Fellipe Magalhães (Grêmio), João Borne (Grêmio), Gustavo Ulguim (Internacional), Sorriso (Palmeiras), Victor Gabriel (Palmeiras), Mateus Xavier (Santos) e Caio (América-RN) – 5 gols
- 3º – Fernando (Cruzeiro), Gustavo Santana (São Paulo), Matheus Menezes (São Paulo), Kauan Cristtyan (América-MG), Hugo Dutra (Forte), Harlley (Grêmio), Carlos André (Grêmio Prudente), Lucas Stefanello (Ituano), Eduardo Conceição (Palmeiras) e Juan Isaza (XV de Jaú) – 4 gols

