publicidade

Gerson deixa boa impressão em estreia pelo Cruzeiro; veja números

Meia teve bom desempenho apesar do tropeço frente ao Democrata-GV, no Mineirão, em BH, pela 4ª rodada do Estadual

publicidade

Principal reforço do Cruzeiro para a temporada, Gerson deixou boa impressão em sua estreia na derrota para o Democrata-GV. Com a confiança de Tite, o meia foi titular e atuou por mais de 70 minutos nesta quinta-feira (22), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.

Em sua primeira partida pelo Cruzeiro, coube a Gerson a função de articular as jogadas. Em uma espécie de camisa 10, o meio-campista deu dinamismo ofensivo ao time e participou ativamente da construção, além de liderar tecnicamente a equipe na faixa central do campo.

Cercado de boas expectativas, Gerson esteve perto de marcar o seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro logo aos 13 minutos. No lance, Fagner arrancou pela direita, achou passe para Chico da Costa, que, dentro da área, escorou e tocou para Gerson bater forte de canhota. A bola foi no alto, mas o goleiro Thulio espalmou para escanteio.

Na segunda etapa, com as trocas feitas por Tite, Gerson teve os primeiros minutos com alguns dos nomes mais badalados do elenco, como o meia Matheus Pereira e o atacante Kaio Jorge. Apesar disso, após falha individual de Fagner, o Democrata-GV abriu o placar e passou a incomodar mais o Cruzeiro.

Desgastado, Gerson foi substituído aos 28 minutos do segundo tempo, enquanto o também estreante Néiser Villareal foi a campo. Com a camisa 22, o atacante colombiano foi utilizado para tentar mudar o panorama da partida.

Números de Gerson em sua estreia

De acordo com dados do Sofascore, além de ter finalizado uma vez com perigo ao gol, Gerson também deu cinco passes decisivos, acertou 93% dos passes curtos (52/56), teve 100% nos passes longos e 68 ações com a bola.

Ainda conforme o aplicativo especializado em estatísticas, o camisa 97 do Cruzeiro acertou 50% dos dribles que tentou (1/2), sofreu uma falta, desarmou uma vez, recuperou a bola duas vezes e venceu 60% dos duelos no chão (3/5) que disputou.

Agora, fica a expectativa se Gerson será escalado como titular ou se vai ser acionado por Tite no segundo tempo do clássico. No domingo (25), às 18h (de Brasília), o Cruzeiro visita o Atlético-MG, na Arena, em BH, pela 5ª rodada do Estadual. Na ocasião, o treinador utilizará a equipe considerada ideal na casa do rival.

Tabela do Mineiro

Após quatro rodadas, o Cruzeiro lidera o Grupo C do Campeonato Mineiro, com seis pontos. O North, de Monte Claros, é o vice-líder da chave, com cinco pontos. Itabirito e Athletic, terceiro e quarto colocados, fizeram quatro pontos. 

Já o Democrata-GV chegou aos sete pontos e manteve o segundo lugar no Grupo A. A URT, de Patos de Minas, lidera a chave, com oito pontos. O Atlético-MG, com quatro pontos, e o Uberlândia, com dois, ainda integram esse grupo no Estadual.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico