O Cruzeiro lutou em campo, mas, com um time misto, não conseguiu furar a retranca do Democrata-GV e acabou derrotado por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (22), no Mineirão, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. O gol da vitória do time do interior foi marcado por Bryan.
A equipe comandada pelo técnico Tite fazia uma partida consistente, mas sofreu o revés em um lance de infelicidade. O lateral-direito Fagner tentou recuar a bola de cabeça para o goleiro Otávio (que entrou no intervalo no lugar de Cássio), mas acabou escorando mal. Bryan aproveitou a sobra e, com um toque por cobertura, marcou o gol do jogo.
Apesar da derrota, o Cruzeiro segue na liderança do Grupo C, com seis pontos somados. Já o Democrata-GV, agora com sete pontos, permanece na vice-liderança do Grupo A.
Próximo jogo
Agora, o Cruzeiro terá pela frente um clássico. No próximo domingo (25), enfrenta o Atlético-MG, às 18h, na Arena, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. O rival vive um momento de baixa: ainda não venceu na competição e ocupa a 3ª colocação do Grupo A.
Quais os destaques positivos?
A tão esperada estreia de Gerson aconteceu! Atuando com o time reserva do Cruzeiro, o ‘Coringa’ foi escalado como meia articulador e teve liberdade para circular pelo meio-campo, cair pelos lados e se infiltrar na área, criando tabelas e ditando o ritmo da equipe.
Mesmo sendo seu primeiro jogo com a camisa celeste, o camisa 97 mostrou muita qualidade técnica e já deu sinais do porquê foi a maior contratação da história do futebol brasileiro.
O jogo
Com um primeiro tempo dominante, o Cruzeiro, mesmo atuando com uma equipe alternativa, tomou a iniciativa desde os minutos iniciais diante do Democrata-GV. Logo aos 8 minutos, Kauã Prates roubou a bola, acionou Kaique Kenji, que fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Arroyo. De cabeça, o equatoriano obrigou o goleiro Thulio a fazer grande defesa.
Aos 13′, dois reforços celestes mostraram suas credenciais. Chico da Costa fez o pivô dentro da área e escorou para Gerson, que soltou a bomba de canhota, exigindo outra ótima defesa do goleiro adversário.
O Democrata-GV, por sua vez, só conseguiu sua primeira finalização aos 20 minutos, e sem perigo: a bola foi para fora, sem direção.
Na segunda etapa, a tônica da partida seguiu a mesma: o Cruzeiro dominando as ações ofensivas. Em busca da vitória, o técnico Tite acionou Matheus Pereira e Christian. No entanto, pouco puderam produzir antes do ‘balde de água fria’.
Aos 15 minutos, em lance de infelicidade, o lateral-direito Fagner tentou recuar de cabeça para o goleiro Otávio, que havia entrado no intervalo no lugar de Cássio, mas errou a execução. A bola ficou limpa para Bryan, que, com categoria, encobriu o goleiro e abriu o placar para o time do interior.
Mesmo após sofrer o gol, o Cruzeiro seguiu pressionando. Kaio Jorge foi acionado e levou perigo. Aos 34 minutos, após cruzamento de Fagner, o camisa 19 acertou uma bicicleta e quase marcou um golaço, mas Thulio fez mais uma grande defesa e evitou o empate celeste.
Cruzeiro 0×1 Democrata-GV
Cruzeiro
Cássio (Otávio, aos 1’2ºT); Fagner, Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme (Christian, aos 11’2ºT) , Japa e Gerson (Néiser, aos 29’2ºT); Kaique Kenji (Matheus Pereira, aos 11’2ºT), Arroyo e Chico da Costa (Kaio Jorge, aos 18’2ºT).
Banco de reservas: Marcelo Eráclito, Otávio, Bruno Alves, Fabrício Bruno, Janderson, Kaiki, Kauã Moraes, Christian, Matheus Pereira, Rodriguinho, Vitinho, Kaio Jorge e Néiser.
Democrata-GV
Thulio; Lucas, Rafael Klein, Henrique, Léo Dourado (Guilherme Batata, aos 34’2ºT) e Bryan (Henrique Halls, aos 50’2ºT); Luiz Henrique, Bernardo Augusto, Bismarck(Marcio Jonatan, aos 39’2ºT), Dudu Pedrotti (Felipe Alves, aos 34’2ºT) e Marcelinho (Marco Antônio, aos 1’2ºT).
Banco de reservas: Gabriel, Tonhão, Luis Felipe, Elton, Josué, Richard, Márcio Jonatan, Maurício, Pedro Henrique, Marcos, Henrique Halls e Batata.
- Gols: Bryan, aos 15’2ºT (Democrata-GV)
- Cartões amarelos: Bismark, aos 22’2ºT (Democrata-GV)
- Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 21 de janeiro de 2025 (quinta-feira), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Ronei Cândido Alves
- Assistentes: Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges
- VAR: Leonardo Rotondo Pinto

