publicidade

Em alta com Tite? Cruzeiro muda time, mas trio ganha sequência no Mineiro

Com elenco bastante rodado em 2026, apenas três jogadores participaram de todos os jogos do time celeste no Estadual

publicidade

Mesmo com a intensa rodagem no elenco neste início de Campeonato Mineiro, três jogadores do Cruzeiro atuaram em todas as rodadas da competição até aqui: Japa, Jonathan Jesus e João Marcelo.

O trio tem ganhado sequência e espaço com o técnico Tite, em meio ao processo de observação e preservação da equipe considerada titular.

Com pouco tempo entre a pré-temporada e os compromissos oficiais, o treinador tem buscado dar oportunidades a diferentes atletas. Ao todo, 29 jogadores já foram utilizados nas três primeiras rodadas, entre nomes do elenco principal e jovens das categorias de base integrados neste início de Estadual.

Japa aproveita chances

Após superar uma grave lesão em 2025, Japa tem aproveitado bem as oportunidades em 2026. Foi titular diante do Pouso Alegre e do Tombense e entrou no segundo tempo contra o Uberlândia. Com um gol e uma assistência, ele foi o grande destaque na vitória sobre o time de Tombos.

Com contrato renovado, o polivalente jogador atua como meia, mas também já foi utilizado como volante e até como lateral-esquerdo ao longo da carreira. Japa tem demonstrado versatilidade e se consolidado como uma peça útil para o elenco nesta temporada.

Jonathan Jesus em alta

Reserva durante boa parte de 2025, Jonathan Jesus tem conquistado espaço com Tite. Em meio ao interesse recente do Zenit, da Rússia, o técnico pediu à diretoria que o mantivesse no elenco em 2026, por ver potencial no zagueiro de 21 anos.

Titular nas três primeiras partidas, Jonathan atuou ao lado de João Marcelo nos dois primeiros jogos e, depois, formou dupla com Fabrício Bruno na partida considerada com força máxima.

Ele tem substituído Villalba, que se recupera de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, sofrida na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, em dezembro.

João Marcelo também volta a ter sequência

João Marcelo é o terceiro integrante do trio que participou das três primeiras rodadas. O zagueiro, que também se recuperou de grave lesão em 2025, foi titular nos dois primeiros jogos e entrou no segundo tempo da vitória sobre o Uberlândia. Aos 25 anos, ele é mais uma opção valorizada por Tite no sistema defensivo.

Quem joga?

A expectativa é que o trio esteja em campo novamente nesta quinta-feira (22), às 18h30, diante do Democrata-GV, no Mineirão, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro.

Com o clássico contra o Atlético-MG se aproximando, marcado para o próximo domingo (25), a tendência é que o treinador escale uma equipe reserva novamente nesta rodada.

Quem pode estrear é Gerson, principal reforço do clube para 2026. O meio-campista foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e será relacionado para a partida. Ainda não se sabe, porém, se ele começará entre os titulares ou ficará como opção no banco de reservas.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico