publicidade

Os 8 jogadores do Cruzeiro que aguardam estreia sob o comando de Tite

Técnico tem rodado o elenco no início da temporada, mas nomes importantes ainda não foram utilizados

publicidade

O técnico Tite tem aproveitado o início da temporada para rodar bastante o elenco do Cruzeiro. Com pouco tempo entre a pré-temporada e os primeiros jogos oficiais, o treinador busca dar oportunidades a diferentes atletas e, ao mesmo tempo, preservar a equipe considerada titular.

Nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, Tite já utilizou 29 jogadores, entre nomes que vão compor o elenco durante toda a temporada de 2026 e jovens das categorias de base, integrados ao grupo principal neste início de Estadual.

Ainda assim, oito jogadores seguem sem estrear sob o comando do novo treinador. O principal deles é Gerson, reforço mais caro da história do futebol brasileiro. O meio-campista ainda não foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e vive a expectativa pela estreia.

Mesmo que seja regularizado a tempo da próxima partida, que será nesta quinta-feira (22), às 18h30, no Mineirão, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, ainda não há confirmação se ele será utilizado, ou se sua estreia ficará para o clássico de domingo (25), contra o Atlético-MG, na Arena.

Reforços ainda não utilizados

Outro que ainda não estreou é Néiser Villareal. O jovem colombiano, de 20 anos, chegou ao Cruzeiro ainda em 2025, mas só pode ser utilizado a partir desta temporada. Ele esteve perto de estrear na 1ª rodada do Mineiro, mas sofreu um edema muscular na coxa esquerda e está em fase final de recuperação. Já participa de treinos com o grupo, e há expectativa de que possa ser relacionado nos próximos jogos.

Néiser Villarreal, atacante do Cruzeiro
Néiser Villarreal, atacante do Cruzeiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

A mesma situação vale para o goleiro Matheus Cunha, que também não atuou em 2026. A previsão era que ele fosse utilizado nos primeiros jogos do Estadual, enquanto Cássio ainda finalizava a pré-temporada. No entanto, o arqueiro sofreu uma entorse no joelho direito no dia 5 de janeiro. Exames apontaram lesão no menisco, e o goleiro precisou passar por cirurgia.

Outros lesionados

Destaque da temporada passada, o zagueiro Lucas Villalba ainda não estreou em 2026 por conta de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, sofrida na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, em dezembro. A recuperação tem sido positiva, e o argentino já realiza trabalhos físicos no campo. A expectativa é que ele seja liberado em breve para treinar com o grupo.

Já o atacante Marquinhos seguirá fora por mais tempo. Ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal) em outubro de 2025 e passou por cirurgia. Não há previsão de retorno.

Preparação especial

Reforço de 2025 e um dos jogadores mais promissores do elenco, Luis Sinisterra ainda não foi a campo nesta temporada. Ele não está lesionado, mas segue um cronograma especial de pré-temporada.

O Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro optou por um cuidado redobrado com o atacante, que já sofreu com diversas lesões musculares ao longo da carreira. A ideia é que ele esteja 100% para a sequência da temporada, que promete ser longa e desgastante.

Cria da base

Destaque do time sub-20, o zagueiro Bruno Alves esteve no banco de reservas em todos os jogos até aqui, mas ainda não estreou como profissional. Sem Villalba, ele tem sido o quarto zagueiro da equipe e aguarda uma chance. Bruno já havia sido relacionado em algumas partidas na temporada passada, sob comando de Leonardo Jardim.

Situação indefinida

Fora de todos os jogos do Cruzeiro até o momento em 2026, o volante Walace tem situação indefinida na Toca da Raposa. De acordo com Bruno Spindel, diretor executivo de futebol celeste, o jogador recebeu consultas de clubes do Brasil e do exterior e pode deixar o clube.

“Walace é um atleta de uma grandeza enorme, campeão olímpico, de muito sucesso na Europa. A gente tem tido uma série de consultas de clubes brasileiros e de fora do país, a gente está analisando as situações e, por esse motivo, ele não foi relacionado (contra o Uberlândia)”, explicou.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Ingressos para URT x Cruzeiro pelo Mineiro: preços e como comprar

No sábado (14), às 19h, o Cruzeiro jogará em no Zama Maciel, em Patos de Minas, por classificação à semifinal do Estadual