Em busca do segundo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Cruzeiro vai enfrentar o Grêmio na semifinal. Invictos, mineiros e gaúchos vão medir forças na quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Joaquim de Morais Filho, em Taubaté.
De olho na final da Copinha, o Cruzeiro é o único time que está com 100% de aproveitamento, com sete vitórias. Na tentativa de erguer o principal torneio de base do país, os Crias da Toca terão um adversário igualmente difícil de ser batido. O Grêmio também não foi derrotado, mas empatou uma vez nos sete jogos disputados.
Para tentar destravar o “jogo dos invictos”, o técnico Mairon César conta com a boa fase do atacante Fernando. Após ter iniciado a Copinha, sido “promovido” por Tite no Campeonato Mineiro e voltado para a competição sub-20, o camisa 9 do Cruzeiro é a principal esperança de gols contra o Grêmio.
Nos quatro jogos que disputou, Fernando balançou as redes quatro vezes. Depois de ter feito gols contra o Barra-SC e o Esporte de Patos-PB, pela fase de grupos, o centroavante do Cruzeiro foi decisivo nas classificações sobre o Santos, pelas oitavas de final, e o Guanabary City, pelas quartas de final da Copinha.
Briga pela artilharia
Com os quatro gols marcados, Fernando segue na briga pela artilharia do torneio. Atualmente, esse posto pertence ao ponta Jhuan Nunes, do Bragantino, com seis gols, mas que já deixou a Copinha.
Outros oito atletas já fizeram cinco gols e estão à frente do cruzeirense no ranking. Quatro deles, porém, foram eliminados na fase anterior.
Os artilheiros da Copinha
- Jhuan Nunes (Bragantino)*: 6 gols
- João Bom (Volta Redonda)*, Mateus Xavier (Santos)*, Caio (América-RN)*, Gustavo (Inter)*, Fellipe Magalhães (Grêmio), João Borne (Grêmio), Victor Gabriel (Palmeiras) e Sorriso (Palmeiras): 5 gols cada
- Fernando (Cruzeiro), Kauan Cristtyan (América-MG)*, Juan Isaza (XV de Jaú)*, Carlos André (Grêmio Prudente)* e Lucas Stefanello (Ituano)*: 4 gols cada
- Obs.: o asterisco representa os atletas e times já eliminados
Ataques criativos
Além de estarem invictos, Cruzeiro e Grêmio também estão entre os cinco melhores ataques da Copinha. A Raposa tem o quinto índice geral, com 17 gols, enquanto o Tricolor foi o segundo time com mais gols marcados: 22. Apenas o Palmeiras (23) possui número superior aos gaúchos.
- Palmeiras: 23 gols
- Grêmio: 22 gols
- Bragantino*: 21 gols
- São Paulo: 18 gols
- Cruzeiro: 17 gols
- Obs.: o asterisco representa que o Bragantino já foi eliminado

