publicidade

Os ‘coringas’ do Cruzeiro: elenco versátil vira trunfo para Tite na temporada

Técnico exalta polivalência dos jogadores após goleada e vê grupo preparado para cumprir diferentes funções em 2026

publicidade

No futebol moderno, jogadores que atuam em mais de uma função têm se tornado peça-chave em elencos de alto nível. E no Cruzeiro, essa versatilidade virou uma das marcas do grupo montado para 2026.

Comandado por Tite, o elenco conta com uma série de atletas ‘coringas’, capazes de cumprir diferentes papéis em campo, algo que o próprio treinador destacou após a goleada por 5 a 0 sobre o Uberlândia, no último sábado (17), pelo Campeonato Mineiro.

O principal exemplo é Gerson, contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Embora ainda não tenha estreado com a camisa celeste, o meio-campista dispensa apresentações. Jogador de Seleção Brasileira, Gerson é o típico atleta multifuncional: pode atuar como volante, meia ou até mesmo ponta.

Mas ele está longe de ser o único. O Cruzeiro tem uma base repleta de atletas polivalentes – e isso foi assunto na coletiva de Tite.

“Nós temos jogadores versáteis. O Christian joga de externo esquerdo, direito, segundo volante e até primeiro. Essa versatilidade permite você poder utilizar jogadores como o Gerson, como Arroyo é, de um lado e de outro, Sinisterra também pode jogar nos dois. Você tem atletas com essa capacidade”,

Tite, técnico do Cruzeiro

O volante Lucas Romero, que também é um dos líderes do elenco, reforçou o discurso do treinador e elogiou o perfil do grupo.

“Todos os jogadores que temos no elenco, tanto o Christian, como o Matheus Henrique, o Japa, o Walace, o Gerson também, que chegou, o capitão, Lucas Silva, todos estão capacitados para cumprir uma função dentro do campo. Temos um time polifuncional. Eu mesmo já joguei de lateral-direito outras vezes e também de segundo volante”, afirmou.

Coringas do meio-campo

Gerson: hoje considerado meio-campista, Gerson surgiu como atacante no Fluminense. No Flamengo, consolidou o apelido de “coringa”, atuando como segundo volante, meia e ponta. É referência em versatilidade.

Christian: um dos motores do meio-campo celeste. Tem atuado como um meia pela esquerda, mas também rende como primeiro volante de marcação ou segundo volante com chegada.

Lucas Romero: o “El Perro” é mais utilizado como volante de contenção, mas já jogou como segundo volante e até lateral-direito.

Matheus Henrique: em fase final de recuperação de lesão, é um jogador completo no meio. Pode atuar como primeiro ou segundo volante e também como articulador.

Japa: cria da Toca, é mais um jogador multifuncional. Atua em todas as faixas do meio-campo e, na sua carreira, já teve oportunidades, inclusive, como lateral-esquerdo.

Ryan Guilherme: volante que pode desempenhar função tanto de marcação quanto de construção, com bom passe e leitura de jogo.

Atacantes versáteis

Entre os pontas, Arroyo, Sinisterra, Wanderson e Marquinhos são exemplos de jogadores de velocidade que atuam pelos dois lados do campo, oferecendo amplitude e troca constante de posicionamento.

Na função de centroavante, o Cruzeiro também conta com atletas que fogem do perfil tradicional. Kaio Jorge e a jovem promessa Néiser Villareal têm mobilidade e explosão, podendo atuar como referências ou mais abertos, em duplas de ataque.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste