publicidade

Cruzeiro preserva ideias de Jardim sob comando de Tite, que explica decisão

Em primeiro teste com titulares, técnico mantém identidade construída por Leonardo Jardim e vê equipe golear com autoridade no Mineirão

publicidade

Com autoridade, o Cruzeiro utilizou os titulares pela primeira vez na temporada e goleou o Uberlândia por 5 a 0, nesse sábado (17), no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. A atuação convincente mostrou uma equipe intensa, bem organizada e, acima de tudo, fiel ao modelo tático que deu certo em 2025, sob o comando de Leonardo Jardim.

Nesta primeira amostra da equipe principal com Tite, foi possível identificar pontos importantes, especialmente a manutenção da estrutura e das ideias consolidadas na última temporada.

A equipe celeste manteve o padrão de jogo com transições rápidas, compactação sem a bola e movimentação coordenada dos homens de frente. Kaio Jorge e Matheus Pereira, por exemplo, flutuaram no setor ofensivo, mas também contribuíram na recomposição e na saída de bola, participando ativamente da pressão pós-perda.

Kaio seguiu sendo muito agudo, atacando o espaço com velocidade e fazendo o tradicional ‘facão’, uma característica marcante no “Cruzeiro 2025”.

Para Tite, a prioridade neste início não é reconstruir o modelo, mas aproveitar as engrenagens que já funcionam.

“Uma engrenagem é feita com diferentes características para que ela possa se moldar e potencializar alguns atletas. Temos Kaio e Matheus. São dois jogadores que contribuem muito na fase defensiva. Mas tem também os (jogadores) externos, que vem e contribuem. Eles também, na hora da retomada, dão a esses jogadores uma liberdade criativa. Assim o Cruzeiro se montou. Assim vamos trabalhar buscando aperfeiçoar algum aspecto. Mas não tirar as principais características que essa equipe tem”,

Tite, treinador do Cruzeiro

Jogadores potencializados

Outro ponto de destaque foi a construção desde a defesa. O goleiro Cássio participou da saída com os pés, e o zagueiro Jonathan Jesus foi o principal responsável por iniciar as jogadas vindo de trás.

Foi em uma dessas ações que nasceu o segundo gol da Raposa. Jonathan avançou com liberdade e tentou um passe em profundidade para Matheus Pereira. A bola foi interceptada, mas sobrou para Lucas Silva, que rapidamente achou Christian, livre para marcar.

Tite reforçou que seu papel, neste momento, é mais de complementar do que de transformar.

“O Cruzeiro já tem um quadro desenhado. Aí você quer que o técnico venha aqui e assine o quadro maior que a beleza que o quadro é? Nós vamos agregar. Daqui a pouco, em alguns momentos importantes, um domínio, mas não controle, uma posse de bola maior, até para um desafogo, mas não tirar aquilo que o time tem de melhor”, ressaltou.

Cruzeiro no Campeonato Mineiro

Com o resultado, o Cruzeiro segue na primeira colocação do Grupo C, agora com seis pontos, somando duas vitórias e uma derrota.

O time celeste volta a campo na quinta-feira (22), quando enfrenta o Democrata, às 18h30, novamente no Mineirão, pela 4ª rodada da competição.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico