Com a estreia dos titulares em 2026, o Cruzeiro não só jogou bem como atropelou o Uberlândia por 5 a 0, no Mineirão, na noite deste sábado (17), pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. Os gols da equipe celeste foram marcados por Kaio Jorge, Christian (2x), Wanderson e Lucas Romero.
Empurrado por um ótimo público, que mais uma vez compareceu em peso ao Gigante da Pampulha, o Cruzeiro versão 2026 mostrou que mantém os traços da equipe que encantou na temporada passada. A equipe, agora comandada pelo técnico Tite, teve muita intensidade, organização e volume ofensivo.
Com o resultado, a Raposa segue na liderança do Grupo C, agora com seis pontos, somando duas vitórias e uma derrota. Já o Uberlândia é o lanterna do Grupo A, com dois pontos conquistados.
Próximo jogo
Após mais uma vitória no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro volta a campo na próxima quinta-feira (22), às 18h30, quando enfrenta o Democrata, no Mineirão, pela 4ª rodada da competição.
Quais os destaques positivos?
O torcedor celeste que acompanhou o jogo contra o Uberlândia certamente reconheceu uma equipe que, mesmo sob ‘nova direção’, preservou seus principais traços. Em seu primeiro compromisso com o time titular em 2026, Tite manteve a essência da equipe que encantou na temporada passada com Leonardo Jardim: transições rápidas, marcação alta e muita intensidade.
Artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2025, Kaio Jorge já mostrou que segue com fome de gols. Com muita velocidade, movimentação e incomodando constantemente a defesa adversária, Kaio abriu o placar e começou com o bem sua caminhada rumo à artilharia também do Campeonato Mineiro.
Outro nome importante foi Wanderson. Substituindo Arroyo no ataque, o atacante viveu uma noite especial ao marcar seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. Muito comemorado pelos companheiros, o gol também foi celebrado de forma efusiva por Tite, que saiu da área técnica para abraçar o camisa 94 no gramado, um gesto simbólico e que mostra a integração entre elenco e comissão técnica.
O jogo
O Cruzeiro começou a partida em ritmo acelerado. Logo aos 6 minutos, Kaio Jorge foi acionado em velocidade pela esquerda por Wanderson, saiu quase cara a cara com o goleiro e obrigou Jefferson Luis a fazer grande defesa, impedindo o que seria o primeiro gol celeste.
A equipe manteve a pressão e, aos 15′, o gol saiu. Após boa recuperação defensiva, Lucas Romero fez um belo passe entre linhas para Kaio Jorge, que avançou em velocidade, ganhou da marcação, driblou o goleiro e abriu o placar com seu tradicional gesto: o primeiro “faz o K” da temporada.
Incansável, Kaio Jorge seguiu sendo um tormento para a defesa do Uberlândia, usando velocidade e força física para levar vantagem nos duelos individuais. O camisa 19 chegou a parar em duas boas defesas de Jefferson Luis, que evitou uma desvantagem ainda maior na etapa inicial.
Aos 36 minutos, o segundo gol veio em uma jogada construída com paciência e inteligência. Jonathan Jesus avançou pela esquerda e tentou um passe em profundidade para Matheus Pereira. A zaga do Uberlândia cortou, mas a bola sobrou para Lucas Silva, que deu um passe preciso para Christian dentro da área. Com categoria, o meio-campista deslocou o goleiro para ampliar o placar: 2 a 0.
Sem diminuir o ritmo, o Cruzeiro voltou do intervalo com o mesmo ímpeto e marcou o terceiro gol logo no primeiro minuto. E foi especial: Wanderson, no clube desde o início de 2025, finalmente desencantou e balançou as redes pela primeira vez com a camisa celeste. O atacante recebeu pela esquerda, passou pela marcação e finalizou rasteiro, de fora da área, sem chances para o goleiro.
A comemoração foi efusiva. Todo o time correu para festejar com Wanderson. Cássio deixou a sua área para se juntar aos companheiros, e o técnico Tite também foi ao encontro do jogador, em um momento marcante da partida.
Aos 13′, mais uma bela jogada ofensiva fechou a conta. Matheus Pereira recebeu dentro da área após um corta-luz inteligente de Christian, balançou pra cima da marcação e rolou para Lucas Romero, que chegou batendo de primeira, rasteiro, para transformar a vitória em goleada: 4 a 0.
Aos 35′, o Cruzeiro ainda teve tempo para transformar a goleada em massacre. Arroyo avançou bem pela direita, tocou para William dentro da área, que cruzou na medida para Christian completar para as redes e marcar seu segundo gol na partida, o quinto da equipe celeste no Mineirão.
Cruzeiro 5×0 Uberlândia
Cruzeiro
Cássio; William (Fagner, aos 36’2ºT), Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero (Japa, aos 26’2ºT), Lucas Silva (Chico da Costa, aos 36’2ºT), Christian, Matheus Pereira e Wanderson (Arroyo, aos 20’2ºT); Kaio Jorge. Técnico: Tite.
Banco de reservas: Marcelo Eráclito, Otávio, Bruno Alves, João Marcelo, Fagner, Kauã Prates, Japa, Rodriguinho, Ryan Guilherme, Vitinho, Arroyo, Chico da Costa e Kaique Kenji
Uberlândia
Jefferson Luis; Max Miller, Renan, Rayne e Nathan; Jonatas Paulista, Diego Fumaça e Rafael Conceição; Robinho (Parrudo, aos 19’2ºT), Júlio (Ben Hur, aos 19’2ºT) e Ingro (Dudu, aos 1’2ºT).
Banco de reservas: Yuri, Juan Carlos, Pedro Caracoci, Ben Hur, Lazarini, Parrudo, Geovane, Tchê Tchê, Brayan, Dudu Albaceta, Carlos Miguel e Aranha.
- Gols: Kaio Jorge, aos 15’1ºT e Christian, aos 36’1ºT e aos 35’2ºT, Wanderson, aos 1’2ºT, Lucas Romero, aos 13’2ºT (Cruzeiro),
- Cartões amarelos: Jonathan Jesus, aos 13’1ºT (Cruzeiro); Rayne, aos 1’1ºT, Max Miller, aos 11’1ºT, Renan, aos 27’1ºT, Júlio, aos 39’1ºT (Uberlândia)
- Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 17 de janeiro de 2025 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Público:
- Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Samuel Henrique Soares Silva
- VAR: Leonardo Rotondo Pinto

