Escolhido para começar entre os titulares, o atacante Wanderson marcou o primeiro gol pelo Cruzeiro após 37 jogos de ‘jejum’. Na vitória por 5 a 0 sobre o Uberlândia, na noite deste sábado (17), no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro, o jogador acertou uma bela finalização de longa distância e foi celebrado pelo elenco e técnico Tite.
+ Leia também: Cruzeiro atropela Uberlândia pelo Mineiro na estreia dos titulares
Contratado junto ao Internacional no final de fevereiro de 2025, o jogador chegou ao Cruzeiro a pedido de Leonardo Jardim, ex-comandante da Raposa. Titular em boa parte da última temporada, Wanderson foi importante, apesar da ausência de gols, para o funcionamento do esquema, e constantemente elogiado pelo português.
Com Tite, Wanderson voltou a pintar entre os 11 iniciais após quase três meses. O camisa 94 ficou afastado dos gramados devido a uma lesão sofrida na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, contra o Palmeiras. Depois de uma entrada forte do zagueiro Gustavo Gómez, Wanderson machucou os músculos posteriores da coxa esquerda.
Em recuperação no departamento médico, o atacante só voltou a ficar à disposição cerca de dois meses depois. Mesmo assim, sem condições de atuar nos 90 minutos, Wanderson entrou na reta final do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, e converteu uma cobrança nas disputas de pênalti.
Com o fim da temporada 2025, o jogador se reapresentou com o segundo grupo, tidos como ‘titulares’ e iniciou as atividades da pré-temporada no dia 5 de janeiro. Somente com os reservas nas duas primeiras partidas, Wanderson não esteve à disposição de Tite nas rodadas iniciais do Campeonato Mineiro.
Disputa no lado esquerdo do Cruzeiro
A missão de Wanderson não será fácil nesta temporada. Após a lesão sofrida em outubro de 2025, o atacante Keny Arroyo, de 19 anos, assumiu a titularidade parcialmente e correspondeu às expectativas. O equatoriano participou de 15 jogos, sendo sete como titular, e marcou quatro gols, além de contribuir com uma assistência.
Além da boa fase de Arroyo, outro jogador despontou nas poucas oportunidades que teve na reta final da última temporada. O colombiano Luis Sinisterra, mesmo com os poucos minutos devido à sequência de problemas físicos, fez dois gols e concedeu uma assistência.
Retornando com o segundo grupo de trabalho, Sinisterra já iniciou um trabalho à parte de recondicionamento físico para ficar à disposição do técnico Tite na sequência da temporada.
Números de Wanderson contra o Uberlândia
- 66 minutos em campo
- 1 gol
- 1 grande chance criada
- 1 passe decisivo
- Dribles certos 3 (3)
- Duelos ganhos pelo chão 3 (3)
Calendário do Cruzeiro
O início de trabalho do técnico Tite será bem movimentado no Cruzeiro. Além dos três duelos iniciais no Estadual, o time celeste terá outros três compromissos em janeiro, por Campeonato Mineiro e Brasileirão.
- Cruzeiro x Democrata – quinta-feira (22), às 21h – Mineirão, em Belo Horizonte – 4ª rodada do Campeonato Mineiro
- Atlético-MG x Cruzeiro – domingo (25), às 18h – Arena, em Belo Horizonte – 5ª rodada do Campeonato Mineiro
- Botafogo x Cruzeiro – quinta-feira (29), às 21h30 – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

