Nas Quentes do Dia desta sexta-feira (16), na Samuca TV, Samuel Venâncio atualizou as principais informações do Cruzeiro. O destaque ficou por conta da negociação entre Cruzeiro e Borussia Dortmund, da Alemanha, por Kauã Prates.
+ Leia mais: Gerson participa de treino na Toca II, mas tem estreia adiada no Cruzeiro
Na última quarta-feira (14), conforme apurou o Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro recusou uma proposta do clube alemão pelo jovem lateral-esquerdo, de 17 anos. Os valores apresentados ainda estavam distantes do que o clube celeste espera para negociar os direitos econômicos jogador, tratado internamente como uma das principais joias formadas na Toca da Raposa.
Essa foi a segunda investida oficial do clube alemão pelo jogador. A primeira proposta foi formalizada ainda no segundo semestre de 2025.
De acordo com Samuel Venâncio, o Borussia segue interessado em contar com Kauã Prates. Mesmo em caso de venda imediata, o jogador só poderia se transferir em julho, quando completa 18 anos e estará apto para atuar no futebol europeu.
“O Borussia está muito em cima. As partes estão conversando. Borussia, Cruzeiro e staff do atleta. A primeira proposta que chegou foi na casa de 8 milhões de euros. Já melhorou bem em relação a esse valor, mas ainda não chegou ao que o Cruzeiro pensa”, disse Samuel Venâncio.
“Não sei se a negociação vai ser concluída. Mas, conversando com algumas pessoas, eu acho pouco provável que, nesta janela, chegue uma proposta acima dos 15 milhões de euros”, completou.
“É um jogador jovem, é reserva e ainda tem poucos minutos no profissional. Se o Cruzeiro negociar o atleta agora, os valores, eu acho que não vão alcançar os 15 milhões de euros. Claro que existe a possibilidade de um valor fixo mais bônus, é o que o Cruzeiro vem batalhando. O Cruzeiro também quer manter um percentual do atleta. Acho que é isso que tem enrolando qualquer tratativa para um avanço significativo”, finalizou.
Kauã Prates no Cruzeiro
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2019, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Antes mesmo de ser promovido ao time principal em definitivo, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro do ano passado.
Kauã foi um dos oito jogadores da base inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2025.
Com a saída de Marlon para o Grêmio, o jovem passou a ser o substituto imediato de Kaiki no time profissional. Essa foi uma indicação do próprio Leonardo Jardim.
Já em 2026, ele atuou no primeiro jogo do Cruzeiro na temporada. Kauã foi titular na derrota da Raposa por 2 a 1 para o Pouso Alegre, no último sábado (10), no Mineirão.

