O Cruzeiro vai para seu terceiro compromisso na temporada, mas a partida contra o Uberlândia, neste sábado (17), às 18h30, no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro, tem clima de estreia. Isso porque será a primeira vez que o time titular estará em campo em 2026.
Nas duas rodadas anteriores, mesmo com a derrota na estreia diante do Pouso Alegre, o elenco formado majoritariamente por Crias da Toca teve bom desempenho e garantiu os três pontos na vitória sobre o Tombense.
Com isso, o Cruzeiro assumiu a liderança do Grupo C da competição. Já o Uberlândia chega para o duelo após dois empates e ocupa a lanterna do Grupo A.
A expectativa é de mais uma noite de casa cheia no Gigante da Pampulha. A previsão é de que cerca de 40 mil torcedores compareçam ao Mineirão para acompanhar o primeiro jogo da equipe principal na temporada.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Com a confirmação de que o time titular estará em campo neste sábado (17), a escalação do Cruzeiro para enfrentar o Uberlândia não deve ter grandes surpresas.
A principal dúvida está no ataque: Arroyo, considerado titular, atuou na última partida, diante do Pouso Alegre, e pode ser poupado. Caso isso aconteça, o técnico Tite pode optar por Wanderson para atuar ao lado do artilheiro Kaio Jorge.
O meia Gerson, contratado junto ao Zenit-RUS por 27 milhões de euros (cerca de R$ 168 milhões na cotação atual), ainda não poderá fazer sua estreia. O nome do jogador não será publicado a tempo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e, por isso, ele está fora da partida.
O Cruzeiro também terá desfalques por questões médicas. Seguem em recuperação os atacantes Marquinhos (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal do joelho esquerdo) e Néiser Villareal (edema muscular na coxa esquerda), o goleiro Matheus Cunha ( lesão no menisco do joelho direito), o zagueiro Villalba (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo) e o meio-campista Matheus Henrique (contratura muscular na panturrilha esquerda).
Além desses já citados, o atacante colombiano Sinisterra segue realizando trabalhos de pré-temporada, com foco em atingir 100% da forma física ao longo do ano, que promete ser intenso para o clube celeste.
O zagueiro Villalba, por sua vez, já iniciou atividades leves e está próximo de ser liberado para os treinos com o técnico Tite.
O atacante Néiser Villareal também tem evoluído bem em sua recuperação e já realiza trabalhos físicos em campo. A expectativa é de que ele possa ficar à disposição da comissão técnica já para a próxima rodada.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira e Arroyo (Wanderson); Kaio Jorge.
Uberlândia
Mesmo na lanterna do Grupo A, o Uberlândia ainda não perdeu na competição. Foram dois empates, com um gol marcado e um gol sofrido.
Diante do desempenho equilibrado nas primeiras rodadas, o técnico Jorge Castilho deve manter a base que vem atuando. Até o momento, o clube do interior não confirmou nenhum desfalque para a partida contra o Cruzeiro.
Provável escalação do Uberlândia: Jefferson Luis; Yuri Ferraz, Renan, Rayne e Nathan; Jonatas Paulista, Diego Fumaça e Rafael Conceição; Robinho, Júlio e Juan Carlos

