No início de sua passagem pelo Cruzeiro, o técnico Tite utilizou o time alternativo nos dois primeiros jogos do Campeonato Mineiro. Ao todo, 18 atletas diferentes entraram em campo na derrota para o Pouso Alegre, em Belo Horizonte, e na vitória sobre o Tombense, em Uberlândia.
Com a preservação dos titulares no começo do Estadual, com exceção do atacante equatoriano Keny Arroyo, os crias da Toca foram maioria no início da “era Tite”. O novo comandante do Cruzeiro testou 11 jogadores revelados na Toca da Raposa I, em BH, diante do Pouso Alegre e do Tombense.
Formados na base do Cruzeiro, o goleiro Otávio, os laterais Nicolas Pontes e Kauã Prates, os volantes Japa e Murilo Rhikman, os meias Rodriguinho, Vitinho e Cauan Baptistella, e os atacantes Fernando, Rayan e Kaique Kenji ganharam oportunidades.
Com os 11 nomes, os crias da Toca representam 61% dos atletas utilizados por Tite no Estadual.
Entre os outros nomes do elenco não revelados pela Raposa, Tite acionou mais sete atletas: o lateral-direito Kauã Moraes, os zagueiros João Marcelo e Jonathan Jesus, os volantes Matheus Henrique e Ryan Guilherme, e os atacantes Arroyo e Chico da Costa.
Peças já utilizadas por Tite no Mineiro
- Goleiro: Otávio;
- Laterais: Kauã Moraes, Kauã Prates e Nicolas Pontes;
- Zagueiros: João Marcelo e Jonathan Jesus;
- Meio-campistas: Ryan Guilherme, Matheus Henrique, Murilo Rhikman, Japa, Rodriguinho, Vitinho e Cauan Baptistella;
- Atacantes: Rayan Lelis, Kaique Kenji, Arroyo, Chico da Costa e Fernando.
Estreia dos titulares
Neste sábado (17), às 18h30 (de Brasília), por outro lado, o Cruzeiro contará com a estreia dos titulares na temporada. Com força máxima, o time celeste receberá o Uberlândia, no Mineirão, em BH, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
A equipe cruzeirense que entrará em campo é a mesma que fez grande campanha na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro de 2025. Mais de 25 mil torcedores já compraram ingressos para rever os principais nomes do elenco.
Quem não será opção para a nova comissão técnica do Cruzeiro é o meia Gerson, ainda em processo de condicionamento físico.
Contratação mais cara da história do futebol brasileiro, o jogador já tem feito trabalhos com o grupo na Toca da Raposa II, mas não reúne o preparo físico ideal para o extenso calendário em 2026.

