Em uma noite de boa apresentação do time alternativo, o Cruzeiro jogou bem e derrotou o Tombense nesta quarta-feira (14), por 2 a 1, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. O atacante Kaique Kenji e o volante Japa – que também deu assistência – marcaram para o time celeste, enquanto o meia Pedro Oliveira descontou para a equipe adversária no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Com boa troca de passes e consistente durante grande parte do jogo, a Raposa dominou a partida por cerca de 70 minutos e criou muitas chances de gol, principalmente na etapa inicial. Mesmo com pouco tempo de trabalho, o Cruzeiro apresentou nítida evolução em relação à estreia na temporada e venceu a primeira na “era Tite” com méritos.
Reforçado pelos atacantes Keny Arroyo e Chico da Costa, que fez a sua estreia nesta quarta (14), o Cruzeiro teve maior força ofensiva e impôs muitas dificuldades ao Tombense. Do ponto de vista defensivo, o goleiro Otávio praticamente não trabalhou, muito também pela segurança dos zagueiros e dos laterais durante os 90 minutos.
Com a vitória no Triângulo Mineiro, o Cruzeiro somou os três primeiros pontos em 2026 e assumiu a liderança do grupo C do Estadual. O North, de Montes Claros, ocupa a vice-liderança, com dois pontos. Itabirito e Athletic ainda não pontuaram.
Próximo jogo do Cruzeiro
Pela 3ª rodada do Estadual e com a estreia do time titular em 2026, o Cruzeiro receberá o Uberlândia, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida será na noite de sábado (17), às 18h30 (de Brasília).
Quais os destaques positivos?
Peça importante no time alternativo, Japa fez uma partidaça pelo Cruzeiro. Em 25 minutos, o camisa 77 já havia sido coroado com um gol, o seu primeiro no profissional, e uma assistência. Com boa saída de bola, o volante teve boa chegada à frente e ajudou a equipe a criar muitas chances.
Outro destaque positivo foi o jovem atacante Kaique Kenji, que, assim como Japa, também marcou o seu primeiro gol pelo Cruzeiro. Também cria da Toca, o ponta teve um pouco mais de maturidade para acelerar as jogadas, embora tenha cometido erros naturais para um garoto em desenvolvimento.
Fundamental no apoio ofensivo, Kauã Moraes também teve atuação destacada. O lateral-direito, contratado na reta final de 2025, deu força ao ataque e assistência para Japa no segundo gol do Cruzeiro. O ponto baixo da sua presença em campo foi a perda de uma chance clara ainda no primeiro tempo.
De forma geral, o Cruzeiro se comportou bem durante toda a partida e não contou com nenhum atuação abaixo da crítica. O desempenho mais discreto ficou por conta do meia Rodriguinho, que apareceu pouco no jogo.
O jogo
Com boa troca de passes, velocidade e qualidade técnica, o Cruzeiro fez ótima apresentação em Uberlândia. No primeiro tempo, especialmente, o time alternativo controlou as ações, rodou bem a bola e criou chances para fazer, no mínimo, 3×0 antes do intervalo. Ofensivamente, a Raposa ganhou mais ímpeto com as entradas de Keny Arroyo e Chico da Costa, estreante desta quarta (14).
A primeira grande chance do Cruzeiro foi logo aos 40 segundos de jogo com o estreante Chico da Costa. Após cruzamento pela direita de Kauã Moraes, o atacante dominou no peito e tentou finalizar de calcanhar. O goleiro do Tombense, Douglas Marques, buscou a bola no cantinho e evitou o gol.
Cria da Toca, Kaique Kenji justificou a titularidade de Tite nesta quarta-feira (14) ao abrir o placar no Parque do Sabiá. Aos nove minutos de jogo, Kaique Kenji recebeu passe de Japa na entrada da área e, de bico, chutou cruzado, sem chances para o goleiro do Tombense.
Aos 20 minutos, Kauã Moraes perdeu chance claríssima para fazer o segundo gol do Cruzeiro. Otávio deu lançamento do campo de defesa, o lateral fez o movimento de “facão” e, dentro da área, chutou em cima do goleiro.
Quatro minutos depois de ter desperdiçado uma boa oportunidade, aos 24’, Kauã Moraes se “redimiu” com uma bela assistência. O camisa 2 do Cruzeiro chegou à linha de fundo, levantou a cabeça e cruzou para a entrada da área. Japa recebeu o passe e bateu forte de perna esquerda. A bola resvalou em um zagueiro adversário e foi morrer no fundo do gol!
Já na etapa final, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e optou por administrar a vantagem, até mesmo pelo começo da temporada e para a preservação dos atletas. A oportunidade que gerou mais sustos ao Tombense foi aos 16’ do segundo tempo, quando Kauã Moraes arriscou de fora da área e acertou o travessão!
O Tombense descontou aos 19′ do segundo tempo em cobrança de falta. Pedro Oliveira bateu por cima da barreira, a bola resvalou em João Marcelo e enganou Otávio.
O empate dos mandantes quase saiu aos 28 minutos do segundo tempo. No lance, Jupi recebeu na entrada da área, bateu de esquerda no cantinho e obrigou o goleiro Otávio, do Cruzeiro, a torcer para a bola sair.
A chance de matar o jogo foi aos 47′ do segundo tempo, quando Rayan Lelis saiu cara a cara com Douglas Marques, mas chutou por cima do gol. O atacante do Cruzeiro tinha um dos cantos todo aberto para fazer o terceiro gol da equipe.
Tombense 1×2 Cruzeiro
Tombense
Douglas Marques; Júlio Henrique, Wesley Marth, Roger Carvalho e Gustavo Xavier; Wanderson, João Vitor (Dyego, no intervalo), Ronald (Rafinha, aos 17’2ºT) e Pedro Oliveira (Luiz Felipe, aos 27’2ºT); Jefferson Renan (Felipinho, aos 34’2ºT) e Julio Cesar (Jupi, aos 27’2ºT). Técnico: Cristóvão Borges.
Banco de reservas: Davi Schneider; Auro Jr., Breno Roma, PH, Diego Leandro e Cleiton.
Cruzeiro
Otávio; Kauã Moraes (Nicolas Pontes, aos 26’2ºT), Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme, Japa e Rodriguinho (Murilo Rhikman, aos 25’2ºT); Keny Arroyo (Vitinho, aos 38’2ºT), Kaique Kenji (Rayan Lelis, aos 31’2ºT) e Chico da Costa (Fernando, aos 26’2ºT). Técnico: Tite.
Banco de reservas: Marcelo Eráclito e Felipe Teixeira; Bruno Alves, Kaiquy Luiz, Janderson, William Fernando e Rhuan Gabriel.
- Gols: Kaique Kenji, aos 9’1ºT, e Japa, aos 24’1ºT (Cruzeiro); Pedro Oliveira, aos 19’2ºT (Tombense)
- Cartões amarelos: Gustavo Xavier, aos 22’1ºT, Pedro Oliveira, aos 36’1ºT, e Dyego, aos 7’2ºT (Tombense); Kauã Moraes, aos 41’1ºT, e Nicolas Pontes, aos 44’2ºT (Cruzeiro)
- Motivo: 2ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 14 de janeiro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
- Árbitro: Hieger Tulio Cardoso
- Assistentes: Celso Luiz da Silva e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
- VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira

