publicidade

Meia do Cruzeiro avalia diferenças entre trabalhos de Tite e Jardim

Titular na estreia pelo Campeonato Mineiro, jogador analisou semelhanças e divergências entre os estilos de jogo dos dois treinadores à frente do Cruzeiro

publicidade

Titular na estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, o volante Japa fez uma avaliação sobre o início de trabalho do técnico Tite à frente da Raposa. Nesse sábado (10), o novo treinador fez o primeiro jogo no comando do time celeste e, com uma formação alternativa, perdeu por 2 a 1 para o Pouso Alegre.

Comparando com Leonardo Jardim, último técnico do Cruzeiro antes da chegada de Adenor, o meio-campista falou na zona mista sobre as semelhanças e divergências dos dois comandantes no dia a dia de treinamentos.

“Então, eu acho que os dois são bem parecidos assim em relação ao estilo de jogo, é o ataque bem vertical. O Tite busca priorizar um pouquinho mais a posse de bola, mas em relação à agressividade para marcar, os dois são bem parecidos”

Japa, sobre diferenças entre Tite e Leonardo Jardim

O português deixou o Cruzeiro logo após a eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians, no dia 15 de dezembro de 2025. De olho no mercado, Tite foi escolhido como o ‘plano A’ da diretoria e contratado para assumir a Raposa para esta temporada.

Japa pelo Cruzeiro

De contrato renovado, o volante Japa é uma das apostas do Cruzeiro para os próximos anos. Revelado nas categorias de base do clube, o meio-campista, de 22 anos, está nos planos do técnico Tite e foi titular na estreia no Campeonato Mineiro.

Em cerca de dois anos, essa foi a segunda renovação acertada entre o Cruzeiro e o volante. Em dezembro de 2023, o clube acertou os detalhes para que o cria da Toca estendesse o seu vínculo de 2026 até o final de 2027.

Japa ganhou as primeiras oportunidades no time principal do Cruzeiro há três temporadas. Além da falta de ritmo por causa da lesão, Japa também acabou menos utilizado em 2025 por causa da forte concorrência no setor. No elenco, o Cruzeiro conta com Lucas Silva, Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique, Ryan Guilherme e Christian.

Na última temporada, Japa disputou cinco jogos pelo Cruzeiro, sendo quatro como reserva e não marcou gol. Os baixos números foram motivados, principalmente, por uma “importante lesão na coxa esquerda”, segundo o clube, que o deixou seis meses afastado dos gramados.

Calendário do Cruzeiro

O início de trabalho do técnico Tite será bem movimentado no Cruzeiro. Somente no mês de janeiro, o time celeste terá outros cinco compromissos, por Campeonato Mineiro e Brasileirão.

  • Tombense x Cruzeiro – quarta-feira (14), às 21h30 – Almeidão, em Tombos – 2ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Cruzeiro x Uberlândia – sábado (17), às 18h30 – Mineirão, em Belo Horizonte – 3ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Cruzeiro x Democrata – quinta-feira (22), às 21h – Mineirão, em Belo Horizonte – 4ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Atlético-MG x Cruzeiro – domingo (25), às 18h – Arena, em Belo Horizonte – 5ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Botafogo x Cruzeiro – quarta-feira (28), a confirmar – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Sinisterra estreia pelo Cruzeiro em 2026 e explica pré-temporada diferente: ‘Precisava ser feito’

Atacante colombiano estreia na temporada e destaca trabalho feito pelo Departamento de Saúde e Performance do clube celeste

Gerson fala sobre cobranças internas e avalia momento do Cruzeiro e condição física

Jogador comenta bastidores e projeta evolução física no time celeste

Lucas Silva se declara ao Cruzeiro após virar reserva com Tite nos últimos jogos

Volante foi acionado no segundo tempo na derrota para o Coritiba, no Mineirão, em BH, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro

Titulares do Cruzeiro revelam cobranças internas e miram ‘respostas’ contra América-MG

Pressionado, Cruzeiro precisa vencer o clássico para se manter vivo na disputa do Campeonato Mineiro