Considerado uma das maiores promessas da base do Cruzeiro, Kauã Prates viveu, na noite desse sábado (10), um momento especial. Apesar da derrota para o Pouso Alegre na estreia do Campeonato Mineiro, o jovem lateral-esquerdo, de 17 anos, marcou o seu primeiro gol como profissional.
Em um conjunto desentrosado, formado majoritariamente por reservas na última temporada e por crias da Toca, Kauã Prates foi um dos destaques na noite que terminou com sabor amargo.
Regular, o defensor voltou a demonstrar segurança sem a bola e tentou produzir ofensivamente com boas chegadas à linha de fundo. Kauã provou ter personalidade muitas vezes no um contra um e em lances em que poderia ficar acuado com a bola.
Com o placar adverso, aos 49 minutos do segundo tempo, Kauã Prates aproveitou escanteio curto do meia ítalo-brasileiro Cauan Baptistella e, de cabeça, balançou as redes do goleiro Anderson. O Cruzeiro ainda esboçou uma reação com um “abafa” final, mas o Pouso Alegre conseguiu sustentar a vitória por 2 a 1.
Após ter começado 2026 em alta, Kauã Prates deve ser novamente titular na segunda rodada do Mineiro. Na quarta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), o Cruzeiro visitará o Tombense, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
‘Sonho de infância’
Depois do jogo, por meio das redes sociais, Kauã Prates celebrou o primeiro gol como profissional e destacou o sonho de criança em marcar pelo Cruzeiro.
“Nem de longe a estreia que queríamos, mas não posso deixar de falar sobre o meu primeiro gol como profissional. Sonhei tanto com esse dia desde a minha infância e marcar pela primeira vez com a camisa do clube que acreditou em mim e me deu tudo é uma sensação inexplicável”, iniciou.
“Torcida, muito obrigado pelo apoio de sempre. Prometo que o ano será excelente e vamos todos aprender com acertos e erros para chegar no nível que vocês merecem que estejamos. De coração, meu muito obrigado. Toda honra e toda glória seja dada a DEUS”, finalizou Prates.
A trajetória no profissional
Peça importante na categoria sub-20, Kauã recebeu a primeira oportunidade como profissional na ‘era Leonardo Jardim’, em maio do ano passado. À época, Prates foi relacionado para o jogo contra o Palestino, no Chile, pela Copa Sul-Americana.
Na ocasião, ele foi titular e apresentou bom futebol. A partir dali, ganharia mais chances com o técnico português. Ao todo, em 2025, Kauã Prates disputou 12 partidas pelo Cruzeiro, incluindo jogos contra rivais que brigaram na parte alta da tabela do Campeonato Brasileiro, como Fluminense, Mirassol e Bahia.
Formado na Toca
Nascido em 2008 e criado na pacata cidade de Montanha, no interior do Espírito Santo, Kauã Prates chegou à Toca da Raposa I, em Belo Horizonte, há sete temporadas. Em 2019, o garoto foi aprovado em testes para dar os seus primeiros passos no time sub-11 do Cruzeiro.
Ao se destacar pelo Cruzeiro desde o sub-15, Kauã Prates foi convocado pela Seleção Brasileira quando ainda atuava pela categoria. Mais maduro, ele passou a ser chamado também por Dudu Patetuci para o time sub-17 do Brasil.

