De contrato renovado, o volante Japa é uma das apostas do Cruzeiro para os próximos anos. Revelado nas categorias de base do clube, o meio-campista, de 22 anos, está nos planos do técnico Tite e foi titular na estreia no Campeonato Mineiro, apesar da derrota para o Pouso Alegre.
Na reta final de 2025, Japa despertou o interesse do Inter em meio à composição de um negócio envolvendo o zagueiro Vitão, que deixou o Colorado e foi anunciado pelo Flamengo. O beque quase reforçou o Cruzeiro, mas, após troca dos moldes por parte dos gaúchos, a Raposa se retirou das negociações.
Além dos 7 milhões de euros, o Cruzeiro chegou a ter um acordo inicial com o Inter para a ida em definitivo do zagueiro João Marcelo, além do empréstimo de Japa. Diante das reviravoltas nas transações, o Cruzeiro descartou qualquer possibilidade de o volante chegar ao Beira-Rio em uma negociação isolada.
Perguntado sobre o assunto, o cria da Toca manifestou a vontade de ficar em Belo Horizonte e comemorou a ampliação do vínculo com o Cruzeiro. Na última quinta (8), Japa estendeu o seu contrato até o fim de 2030.
“Não posso negar que não vi as notícias, mas não chegou nada para mim. Da diretoria, não chegou nada. E estou muito feliz de renovar, meu desejo é ficar no Cruzeiro. Espero que eu tenha vários anos aqui ainda”, disse.
Em cerca de dois anos, essa foi a segunda renovação acertada entre o Cruzeiro e o volante. Em dezembro de 2023, o clube acertou os detalhes para que o cria da Toca estendesse o seu vínculo de 2026 até o final de 2027.
Japa pelo Cruzeiro
Japa ganhou as primeiras oportunidades no time principal do Cruzeiro há três temporadas. Gradativamente, o meio-campista foi ganhando espaço na equipe. Em 2024, por exemplo, o volante disputou 15 partidas, oito a mais em relação ao ano de 2023.
Além da falta de ritmo por causa da lesão, Japa também acabou menos utilizado em 2025 por causa da forte concorrência no setor. No elenco, o Cruzeiro conta com Lucas Silva, Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique, Ryan Guilherme e Christian.
Na última temporada, Japa disputou cinco jogos pelo Cruzeiro, sendo quatro como reserva e não marcou gol. Os baixos números foram motivados, principalmente, pela preocupante lesão sofrida em janeiro. À época, o atleta sofreu uma “importante lesão na coxa esquerda”, segundo o clube, e só voltou aos gramados depois de seis meses.

