Enfim, a temporada 2026 começa para o Cruzeiro neste sábado (10)! A equipe celeste enfrenta o Pouso Alegre, às 18h30, no Mineirão, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro.
Além do reencontro com o Gigante da Pampulha, que tem expectativa de casa cheia, o duelo marca o primeiro jogo do técnico Tite à frente do Cruzeiro.
O comandante substitui Leonardo Jardim e inicia a temporada com a missão de buscar títulos, tendo o Estadual como o primeiro desafio.
Para a estreia, no entanto, o treinador ainda não terá todos os jogadores à disposição. Em função do curto período de pré-temporada, o Cruzeiro inicia o Campeonato Mineiro com uma equipe mista, formada por atletas das categorias de base, jogadores menos utilizados na última temporada, nomes que retornaram de empréstimo e reforços.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Ainda sem os titulares à disposição, o Cruzeiro deve iniciar o Campeonato Mineiro com uma equipe alternativa. A tendência é que o técnico Tite mescle o time com jovens da base e jogadores mais experientes.
Matheus Cunha, reforço do Cruzeiro para a temporada e que provavelmente seria titular, sofreu uma entorse no joelho direito e precisará passar por cirurgia. Com isso, a vaga deve ficar com o jovem Otávio, de 20 anos.
Outro reforço que pode aparecer entre os titulares é Néiser Villarreal. Destaque das seleções de base da Colômbia, o atacante deve ganhar a oportunidade de estrear como centroavante, exercendo a função de Kaio Jorge.
Quem também pode ganhar chances neste início de temporada são Rodriguinho e Vitinho, que estavam emprestados na temporada passada, retornaram ao clube e vêm sendo observados pela comissão técnica.
Provável escalação do Cruzeiro: Otávio, Kauã Moraes, Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme, Matheus Henrique e Japa; Vitinho, Rodriguinho e Néiser Villarreal.
Pouso Alegre
Rival do Cruzeiro na estreia do Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre passou por uma reformulação no elenco às vésperas do Estadual.
Em 2026, o Pouso Alegre será comandado pelo ex-meio-campista Danilo, campeão mundial pelo Corinthians e também pelo São Paulo, em 2005. Em 2012, o treinador foi dirigido justamente por Tite, atual técnico do Cruzeiro.
Para o confronto de estreia, o treinador terá à disposição nomes que chegaram recentemente ao clube. O Pouso Alegre reforçou o elenco com o lateral-esquerdo Matheus Nunes, o zagueiro Xandão, os meio-campistas Alexandre Pena e Pedro Arthur, além dos atacantes De Paula e Nathan Palafoz, contratado para assumir a referência ofensiva da equipe.
Provável escalação do Pouso Alegre: Thiago Braga; Da Silva, Victor Oliveira, Vitão e Enzo; Thomas Agustin, Ítalo Henrique, Gabriel Tota e Bruno Oliveira; De Paula e Nathan Palafoz (Ricardo Bueno).

