Com o destaque inicial na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Fernando deixou o Cruzeiro na competição e será opção para Tite na estreia do Campeonato Mineiro. Ao ser apresentado nesta quarta-feira (7), na Toca da Raposa II, o técnico explicou os planos para o atacante, de 20 anos, em 2026.
Na coletiva de imprensa, Tite enfatizou que Fernando trabalhou com Vinícius Bergantin, um dos seus auxiliares, na Ferroviária, no interior de São Paulo.
Em conjunto, a comissão técnica analisou que, diante do sucesso do centroavante na Copinha, o garoto merece receber oportunidades no Estadual. O atacante marcou dois gols em dois jogos no principal torneio de base do país.
“Vamos colocar de uma forma geral, não só o Fernando. O Vinícius (Bergantin, auxiliar de Tite no Cruzeiro) trabalhou com ele na Ferroviária. O acompanhamento do jogo de ontem, o gol no final. Ele já poderia ter feito o gol antes”, iniciou.
Ao comentar sobre o gol de Fernando nessa terça (6), na vitória sobre o Esporte de Patos-PB, Tite destacou, também, a participação decisiva do zagueiro Kelvin Coutinho. O defensor, de 19 anos, deu a assistência para o atacante no lance.
“Aliás, o recurso técnico do Kelvin, zagueiro que deu de taquinho de perna esquerda, foi próprio de atacante. De oportunizar. Aí vou linkar uma resposta. Quando tu tem um grupo de trabalho coeso, fica muito mais fácil do garoto entrar e não ter um falso negativo ou um falso positivo, porque a engrenagem está montada”, completou.
Durante a entrevista, Tite afirmou que os crias da Toca serão oportunizados no Cruzeiro, especialmente no Campeonato Mineiro. Embora a direção celeste esteja atenta ao mercado, o treinador avalia que o grupo tem muita qualidade, sobretudo com a participação gradativa de jovens promessas.
“É o desafio que temos nesse próximo jogo. A gente tem essa consciência. Passando essas ideias, e tivemos de forma conjunta, é oportunizar. É virem jogadores de qualidade para aumentar o nível técnico da equipe? Sim. É manter os que aqui estão? Sim. E é de abrir um espaço para os garotos, o desenvolvimento, as oportunidades surgirem ficam por conta deles”
Tite explicou planos para Fernando e prometeu chances para crias da Toca
“O bom domínio, o bom passe, o bom cruzamento, a intervenção, a boa marcação. É responsabilidade deles. Do garoto, do atleta de maior nível ou, teoricamente, da equipe base”, concluiu o comandante do Cruzeiro.
Estreia no Mineiro
Com a presença de diversos jogadores da base, o Cruzeiro se prepara para a estreia no Mineiro. No sábado (10), às 18h30 (de Brasília), a Raposa receberá o Pouso Alegre, no Mineirão, em BH, para a sua estreia em 2026. O time será formado por crias da Toca e pelos considerados reservas na última temporada.

