Com uma rotina intensa de treinamentos em dois períodos, o Cruzeiro se prepara para receber o Pouso Alegre, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela estreia do Campeonato Mineiro. A partida será no sábado (10), às 18h30 (de Brasília), e vai marcar o primeiro jogo da “era Tite” à frente da equipe celeste.
Neste início de Estadual, o Cruzeiro utilizará jogadores um pouco menos acionados em 2025 e também crias das categorias de base. Entre as principais novidades, o atacante colombiano Néiser Villareal surge como alternativa para a estreia contra o Pouso Alegre.
Quem não poderá estrear, porém, será o goleiro Matheus Cunha, que sofreu lesão no joelho direito e passará por cirurgia ainda nesta quarta-feira (7).
No Mineiro, enquanto os considerados titulares do Cruzeiro não serão aproveitados, o jovem Otávio, de 20 anos, brigará pela titularidade. Com a lesão de Matheus Cunha, existe a possibilidade de o experiente Cássio, aos 38 anos, assumir a meta já no início da competição. O garoto Marcelo Eráclito, de 19 anos, também faz parte da pré-temporada, mas não deve desbancar os concorrentes.
Já na zaga, Tite tem trabalhado com quatro opções para o duelo no fim de semana. Além de João Marcelo e Jonathan Jesus, os crias Bruno Alves e Kaiquy Luiz, ambos com 19 anos, também aparecem como alternativas. A tendência é que os mais experientes do setor sejam mais utilizados.
Nas laterais, os favoritos à titularidade são os xarás Kauã Moraes e Kauã Prates. A dupla foi usada por Leonardo Jardim ao longo de 2025 e deve começar o ano entre as formações iniciais do Cruzeiro. Nicolas Pontes e William Fernando, com 19 anos, também integram o grupo que se reapresentou na última sexta (2).
Opções no meio-campo e no ataque
Entre os meio-campistas, Tite tem mais peças à disposição e com diferentes características. Com maior rodagem, Japa, Matheus Henrique e Ryan Guilherme são os favoritos entre os volantes, e o jovem Murilo Rhikman – já testado no profissional – é outra opção para o novo treinador cruzeirense. Mais experiente, Walace também pode ser relacionado, embora tenha se reapresentado somente na última segunda (5), assim como os demais atletas do segundo grupo.

Com poder de articular as jogadas e de volta ao Cruzeiro após empréstimos, Rodriguinho e Vitinho também buscam uma oportunidade no time titular. Destaques da categoria sub-20, os meias Cauan Baptistella e Rhuan Gabriel são possibilidades de escolha para Tite diante do Pouso Alegre.
Já no ataque, o Cruzeiro tem um número menor de alternativas. Para enfrentar o time do Sul de Minas, a equipe celeste conta com os garotos Kaique Kenji e Rayan, além de Néiser Villareal. Com dois gols em dois jogos na Copinha, o atacante Fernando deixou a concentração em França, no interior de São Paulo, e também será opção para Tite na estreia do Mineiro.
A expectativa da torcida é grande em relação ao colombiano, que foi o artilheiro da Copa do Mundo Sub-20 no ano passado e teve certo brilho pelo Millonarios, da Colômbia.
Titulares miram início do Brasileiro
Vale lembrar que os titulares do Cruzeiro, que fizeram os primeiros trabalhos com bola nessa terça (6), se reapresentaram na segunda (5) e se preparam para o início do Campeonato Brasileiro.
Na semana do dia 28, a Raposa visitará o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A data e o horário ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A tendência é que os principais jogadores do Cruzeiro sejam utilizados nos jogos mais importantes do Estadual, como em clássicos e na reta decisiva do Campeonato Mineiro.

