A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite desta terça-feira (6), a tabela básica da Copa do Brasil de 2026.
+ Leia mais: Dirigente do Cruzeiro revela bastidores de conversa com Kaio Jorge: ‘Ambiente raro’
Classificado para a competição pelo critério 1, destinado aos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro entrará diretamente na 5ª fase do torneio.
Com isso, a estreia do time celeste na Copa do Brasil está prevista para ocorrer no dia 22 ou 23 de abril, pelo jogo de ida. Já a partida de volta deve ser disputada em 13 ou 14 de maio. O mando de campo será definido por meio de sorteio.
Vaga na Libertadores
Para a edição de 2026, a Copa do Brasil contará com uma mudança importante no regulamento. A partir desta temporada, além do campeão, o vice-campeão da competição também garantirá vaga na Copa Libertadores.
O campeão seguirá com vaga direta na fase de grupos do torneio continental, enquanto o vice-campeão entrará na fase preliminar da Libertadores.
Caso o clube campeão da Copa do Brasil já tenha assegurado vaga direta na fase de grupos da Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro, por exemplo, a vaga direta será redirecionada ao vice-campeão. Já a vaga na fase preliminar será repassada ao Campeonato Brasileiro.
Reformulação da Copa do Brasil
A partir de 2026, com início em 18 de fevereiro (quarta-feira), a Copa do Brasil foi toda reformulada. As quatro fases iniciais serão disputadas em jogo único, além da grande final.
Todos os 20 clubes da Série A vão entrar na competição a partir da 5ª fase. Os duelos dessa fase e pelas oitavas de final, quartas de final e semifinais serão definidos em confrontos de ida e volta. A decisão, realizada em jogo único, será no dia 6 de dezembro (domingo).
Ao todo, haverá aumento de 122 para 155 partidas, pois o número de participantes também crescerá de 92 para 126 clubes em 2026. Em 2027, serão 128 clubes.

