Em um contexto completamente diferente do último encontro no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro receberá o Pouso Alegre após quase três anos, pelo Campeonato Mineiro. O duelo será no sábado (10), às 18h30 (de Brasília), pela rodada de abertura do Estadual em 2026.
No Gigante da Pampulha, o Cruzeiro vai enfrentar a equipe do Sul de Minas apenas pela terceira vez em sua história. O primeiro embate ocorreu em abril de 1990, com vitória celeste por 2 a 0 e com gols de Ademir e Hamilton. Já o confronto mais recente foi em 2022, quando a Raposa goleou o Pouso Alegre por 5 a 1.
Há quatro temporadas, no dia 13 de março, o Cruzeiro contou com gols de crias da Toca para atropelar o adversário. Esse time, que ainda estava em construção, confirmaria o retorno à Série A meses depois. Entre os comandados de Paulo Pezzolano, o jovem atacante Vitor Roque foi titular contra o Pouso Alegre e, à época, recebia as primeiras oportunidades no profissional.
A goleada no Mineirão, válida pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, foi construída com gols do lateral-esquerdo Rafael Santos, dos meias João Paulo (2) e Daniel Júnior, além do atacante Waguininho. O Pouso Alegre fez o seu gol de honra com o centroavante João Paulo.
Naquele dia, o Cruzeiro foi a campo com a seguinte formação: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Daniel Júnior; Waguininho e Vitor Roque.
Já na etapa final, Pezzolano fez as cinco alterações possíveis. Entraram no jogo os volantes Jhosefer, Filipe Machado e Adriano, assim como os atacantes Bruno José e Vitor Leque. Deixaram o campo Daniel Júnior, Canesin, Willian Oliveira, Rômulo e Vitor Roque, respectivamente.
Outro contexto em 2026
Em 2026, o Cruzeiro receberá o Pouso Alegre no melhor momento institucional dos últimos anos e com um elenco bem mais robusto.

Na estreia de Tite, que comandou a Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo, o time celeste não deve ter os considerados titulares, mas contará com a presença de crias do sub-20 e de peças importantes no ano passado.
Quem também podem estrear são o goleiro Matheus Cunha e o atacante Néiser Villareal, contratados junto ao Flamengo e ao Millonarios-COL.

