publicidade

Com Barreal, Santos de Neymar aumenta número de profissionais ex-Cruzeiro; veja lista

Santos tem quatro jogadores com passagem recente pelo Cruzeiro, além de dois profissionais que atuam no departamento de futebol

publicidade

O Santos aumentou ainda mais em seu elenco o número de jogadores com passagem recente pelo Cruzeiro. A estatística cresceu após a chegada do atacante Álvaro Barreal, que foi anunciado pelo Peixe nesta quinta-feira (6) e será companheiro de Neymar.

O primeiro ex-atleta da Raposa a se transferir para o Santos foi Gabriel Brazão. O goleiro fez parte do elenco que conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, com o clube já sob administração da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

No entanto, Brazão não entrou em campo naquela temporada e deixou o Cruzeiro sem nenhum jogo. Ele chegou ao Santos em 2024 e conseguiu espaço entre os titulares após a lesão de João Paulo.

+ Leia também: Gabigol exalta bom momento de Dudu, e torcedores do Cruzeiro reagem

Zé Ivaldo foi o segundo ex-Cruzeiro a defender o alvinegro praiano. Sem espaço no time mineiro após a chegada de Fabrício Bruno, o zagueiro foi emprestado até dezembro deste ano. Ele ainda tem vínculo com os celestes até o fim de 2026.

Depois do defensor, foi a vez de Gabriel Veron ser contratado pelo Santos. O atacante de 22 anos foi anunciado pelo clube paulista nessa terça-feira (4). Ele foi cedido pelo Porto, de Portugal, até o término do Brasileirão.

Veron defendeu o Cruzeiro no ano passado, mas não conseguiu convencer a diretoria de que merecia ser comprado em definitivo do Porto. A opção de compra dos direitos econômicos do jogador estava fixada em 10 milhões de euros (R$ 64 milhões na cotação da época).

O último jogador com passagem recente pelo Cruzeiro a fechar com o Santos foi Barreal. O argentino, que pertence ao FC Cincinatti, dos Estados Unidos, foi anunciado nesta quinta-feira (6) e assinou até o fim do ano.

Barreal também não permaneceu na Raposa por situação semelhante a de Veron. Ele até teve bom desempenho no início da passagem pela Toca II, mas sofreu com lesões e caiu de rendimento. Para ficar com ele em definitivo, o Cruzeiro precisaria pagar R$ 24 milhões.

Outros ex-Cruzeiro no Santos

Além do zagueiro Gil e do atacante William Bigode, que já atuaram pelo Cruzeiro no passado, o Santos tem outros profissionais que trabalharam no clube celeste em 2024. São eles: o diretor de futebol Pedro Martins e o preparador físico Túlio Flôres.

Pedro Martins chegou ao Cruzeiro como homem de confiança de Ronaldo Nazário na SAF, em 2022. Ele assumiu o departamento de futebol do clube mineiro e coordenou os movimentos no mercado da bola.

O dirigente deixou o Cruzeiro em 25 de março do ano passado para assumir a mesma função no Vasco. No entanto, o trabalho na equipe carioca não durou muito. Depois de quatro meses, Martins se transferiu para o Botafogo.

Campeão brasileiro e da Copa Libertadores pelo Glorioso, Pedro Martins aceitou um novo desafio para a carreira em 2025 e foi para o Santos.

Túlio Flôres foi demitido do Cruzeiro em 11 de dezembro do ano passado. O preparador físico não fazia parte dos planos da diretoria celeste, que fez grandes mudanças em todo o departamento de saúde e performance.

O profissional foi contratado pelo Cruzeiro em março de 2023 e, durante o período na Toca II, trabalhou com seis comissões técnicas diferentes.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Baptistella, cria do Cruzeiro, estreia com gol pelo Metalist, da Ucrânia; assista

Baptistella começou a partida entre os titulares e marcou um gol no fim da primeira etapa

Ex-Cruzeiro, Eduardo tem bom início no Mirassol e deve ser titular em jogo do Brasileiro

Meio-campista, de 36 anos, reencontrará o Cruzeiro nesta quarta (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada da Série A

Cria do Cruzeiro marca mais um na Premier League e encosta em Haaland na artilharia

Atacante chegou a 17 gols e segue na cola do artilheiro da competição

Cruzeiro fará ‘tira-teima’ em novo reencontro com o técnico Fernando Seabra

Ex-Cruzeiro, treinador comandará o Coritiba na quinta (5), às 21h30, no Mineirão, em BH, pela 2ª rodada do Brasileirão