Ao longo de duas passagens pelo Cruzeiro, Rafael Sobis vivenciou trajetórias bastante distintas. Entre 2016 e 2018, o ex-atacante teve uma passagem vitoriosa pelo clube, enquanto o cenário entre 2020 e 2021 foi de sobrevivência na Série B do Campeonato Brasileiro.
No dia 5 de dezembro de 2020, em meio à pandemia e sem público no Mineirão, em Belo Horizonte, Sobis marcou o gol mais bonito da carreira. Essa escolha foi feita nesta segunda-feira (5), por meio de declaração em sua conta no Instagram.
“O gol mais bonito, com certeza, foi o que eu fiz no Cruzeiro. Do meio de campo. Foi pura sorte, nem em treino fazia algo assim. Nem brincando”, disse aos seguidores.
Naquele dia, o camisa 23 do Cruzeiro arriscou um chute atrás do meio-campo e marcou “o gol que o Pelé não fez”. O gol memorável saiu contra o Brasil de Pelotas, pela 26ª rodada da Série B, aos 28 minutos do segundo tempo.
Quando o placar indicava 3 a 1 para o time celeste, Sobis recebeu a bola ao lado do círculo central e percebeu que Rafael Martins estava bem adiantado. Sem hesitar, o atacante da Raposa colocou um lindo efeito na bola e encobriu o goleiro adversário.
Com o golaço, Sobis anotou o seu segundo tento na partida e sacramentou a goleada cruzeirense, por 4 a 1. Os atacantes Arthur Caíke e Jarro Pedroso (contra) marcaram os outros dois do Cruzeiro, ao passo que Bruno José – que vestiria a camisa celeste posteriormente – descontou para a equipe gaúcha.
Sobis pelo Cruzeiro
Pelo Cruzeiro (de 2016 a 2018 e de 2020 a 2021), Sobis disputou 174 jogos e marcou 33 gols. Pelo clube, ele foi campeão mineiro (2018) e bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018).

