O lateral-direito Fagner seguirá no Cruzeiro em 2026. Nas últimas horas, o experiente defensor, de 36 anos, chegou a um acordo com o Corinthians, rescindiu o contrato com o clube paulista – que ia até o fim deste ano – e está livre no mercado.
Nesta quarta-feira (7), Fagner utilizou as redes sociais para se despedir do Corinthians. Por meio de um longo texto, o defensor relembrou a longa trajetória no Parque São Jorge, alfinetou “algumas pessoas” que quiseram o fim do seu ciclo no clube paulista e exaltou a felicidade de defender o Cruzeiro.
“Chegou a hora de me despedir desse clube onde passei grande parte da minha vida. Cheguei ainda muito jovem, na base, fiz minha estreia profissional com 17 anos, saí para realizar o sonho de jogar na Europa e voltei para disputar 11 temporadas seguidas. Entrei para a lista dos 10 que mais vestiram a camisa, fiz 578 jogos, conquistei 5 títulos e pude disputar uma Copa do Mundo, representando o nosso país”, iniciou.
“Na minha cabeça, nunca pensei que esse ciclo fosse terminar. Mas algumas pessoas quiseram e fizeram isso. Faz parte, fui procurar novos desafios e estou extremamente feliz com tudo o que tem acontecido comigo e com a minha família nesse último ano. E assim será para a sequência…”, completou Fagner.
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, Fagner deverá assinar, em definitivo, o vínculo de uma temporada com o Cruzeiro, com a possibilidade de extensão contratual de mais um ano. Em dezembro, a reportagem antecipou que o lateral seria procurado pela Raposa para seguir em Belo Horizonte em 2026.
No dia 3 de janeiro do ano passado, Fagner foi emprestado ao Cruzeiro até o fim de dezembro, com divisão dos salários entre mineiros e paulistas. O desempenho até o fim de julho, quando sofreu grave lesão na fíbula da perna direita, agradou aos dirigentes e aos torcedores. À época, o defensor disputava a posição com William na lateral direita.
Já em 2026, alguns fatores pesaram para a permanência de Fagner na Toca da Raposa II: o desejo do lateral de seguir na capital mineira, a contratação do técnico Tite – com quem trabalhou no Corinthians -, a liderança positiva do atleta e a adaptação da família. Vale lembrar que Henrique Lemos, filho de Fagner, atua nas categorias de base do Cruzeiro.
Ao todo, Fagner já entrou em campo em 17 partidas pelo Cruzeiro, com uma assistência. Titular em 14 oportunidades em 2025, o atleta venceu nove jogos, empatou cinco e perdeu três pela Raposa.
Passagem pelo Corinthians
Contratado em 2014, Fagner defendeu a camisa do Corinthians de forma ininterrupta até 2024. No geral, foram 556 partidas pelo clube paulista, com 12 gols e 56 assistências.
Pelo Corinthians, Fagner foi bicampeão brasileiro (2015 e 2017) e tricampeão paulista (2017, 2018 e 2019).
Despedida do Corinthians
Abaixo, leia, na íntegra, o texto que Fagner elaborou para se despedir do Corinthians, dos ex-companheiros e dos torcedores:
Chegou a hora de me despedir desse clube onde passei grande parte da minha vida. Cheguei ainda muito jovem, na base, fiz minha estreia profissional com 17 anos, saí para realizar o sonho de jogar na Europa e voltei para disputar 11 temporadas seguidas. Entrei para a lista dos 10 que mais vestiram a camisa, fiz 578 jogos, conquistei 5 títulos e pude disputar uma Copa do Mundo, representando o nosso país.
Na minha cabeça, nunca pensei que esse ciclo fosse terminar. Mas algumas pessoas quiseram e fizeram isso. Faz parte, fui procurar novos desafios e estou extremamente feliz com tudo o que tem acontecido comigo e com a minha família nesse último ano. E assim será para a sequência…
Só posso agradecer a todos que conviveram comigo no Corinthians, todos os funcionários, atletas, diretores, comissões técnicas e aos torcedores que sempre me apoiaram e demonstraram carinho. Vivi tudo o que poderia ter vivido nesse clube e sempre intensamente. Nunca medi esforços e saio de cabeça erguida, com a certeza de ter feito o meu melhor e de ter aprendido muito, como homem e como profissional.

