O Cruzeiro anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), a contratação do atacante Chico da Costa, de 30 anos. Oficializado junto ao Cerro Porteño, do Paraguai, o experiente jogador foi um pedido do técnico Tite, que buscava um “centroavante de área”, característica diferente das opções disponíveis no elenco. Chico assinou contrato em definitivo até o fim de 2027.
“SEJA BEM-VINDO, 𝐂𝐇𝐈𝐂𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐒𝐓𝐀! O atacante, que atuou no Mirassol na última temporada e pertencia ao Cerro Porteño-PAR, assinou em definitivo com o Cruzeiro até o fim de 2027!, anunciou o clube celeste.
+ Leia também: Dirigente do Cruzeiro detalha negociação com Matheus Pereira para renovação de contrato
Flagrado pelo Central da Toca com exclusividade, Chico da Costa desembarcou no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite da última sexta (2). Na capital mineira, o atacante passou por exames antes de assinar contrato com o Cruzeiro.
Na última temporada, Chico esteve emprestado ao Mirassol. Sob comando de Rafael Guanaes, o centroavante foi acionado 20 vezes na Série A do Campeonato Brasileiro, com seis gols marcados.
Concorrência no ataque
Atualmente, o elenco celeste não conta com um centroavante com as características de Chico da Costa, avaliado com maior presença de área.
O Cruzeiro tem Kaio Jorge como principal opção para a função. O camisa 19 se destaca pela mobilidade e velocidade, atuando muitas vezes fora da área. Recém-chegado ao clube, Néiser Villareal também atua como centroavante e tem características semelhantes às de Kaio.
Além deles, o Cruzeiro conta no elenco com Kaique Kenji, Sinisterra, Arroyo, Marquinhos e Wanderson, jogadores de velocidade que atuam prioritariamente pelos lados do campo como pontas.
Quem é Chico da Costa
Apesar de ser brasileiro, Chico da Costa construiu grande parte da carreira atuando em clubes do exterior. No futebol brasileiro, o atacante foi revelado pelo Athletico-PR e também passou por Inter de Lages-SC, Tombense, São José-RS e Operário-PR.
Depois, o atacante passou por clubes do México, como Venados-MEX, Atlante-MEX e Querétaro-MEX, até retornar à América do Sul. No continente, defendeu Sol de América-PAR, Bolívar-BOL, Atlético Nacional-COL e o Cerro Porteño-PAR, clube que atualmente detém os direitos econômicos do jogador.
No Mirassol, Chico da Costa chegou em julho, durante a janela de transferências do meio da temporada. Pelo clube paulista, o atacante atuou em 20 partidas e marcou seis gols, sendo peça importante na campanha que levou a equipe à classificação inédita para a Libertadores de 2026.

