Perto de ser anunciado como novo reforço do Cruzeiro, o atacante Chico da Costa desembarcou na noite desta sexta-feira (2) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Sua chegada foi flagrada com exclusividade pelo Central da Toca e pela Samuca TV.
Chico da Costa pertence ao Cerro Porteño-PAR e disputou a última temporada pelo Mirassol. A negociação do Cruzeiro pelo atacante teve início após pedido de Tite, que solicitou ao clube celeste a contratação de um jogador com características ‘de área’. Em 2025, o atacante disputou 20 partidas pelo clube paulista e marcou seis gols.
Em Belo Horizonte, Chico da Costa passará por exames médicos antes de assinar contrato e ser anunciado como terceiro reforço do Cruzeiro para a temporada 2026.
Antes, o Cruzeiro já havia acertado as contratações do atacante Néiser Villarreal e do goleiro Matheus Cunha. Ambos assinaram pré-contrato no meio de 2025, mas passaram a integrar o elenco celeste a partir desta temporada.
Concorrência no ataque
Atualmente, o elenco celeste não conta com um centroavante com as características de Chico da Costa, jogador avaliado como de maior presença de área.
Hoje, o Cruzeiro tem Kaio Jorge como principal opção para a função. O camisa 19 se destaca pela mobilidade e velocidade, atuando muitas vezes fora da área. Recém-chegado ao clube, Neiser Villarreal, também atua como centroavante e tem características semelhantes às do camisa 19.
Outra alternativa era Gabigol. No entanto, o atacante tem negociações avançadas para um empréstimo ao Santos e deve ter a saída anunciada nos próximos dias. Ele nem sequer se reapresentou nesta sexta, na Toca da Raposa II.
Além deles, o Cruzeiro conta no elenco com Kaique Kenji, Sinisterra, Arroyo, Marquinhos e Wanderson, jogadores de velocidade que atuam prioritariamente pelos lados do campo, como pontas.
Quem é Chico da Costa
Apesar de ser brasileiro, Chico da Costa construiu grande parte da carreira atuando em clubes do exterior. No futebol brasileiro, o atacante foi revelado pelo Athletico-PR e também passou por Inter de Lages-SC, Tombense, São José-RS e Operário-PR.
Depois, o atacante passou por clubes do México, como Venados-MEX, Atlante-MEX e Querétaro-MEX, até retornar à América do Sul. No continente, defendeu Sol de América-PAR, Bolívar-BOL, Atlético Nacional-COL e o Cerro Porteño-PAR, clube que atualmente detém os direitos econômicos do jogador.
No Mirassol, Chico da Costa chegou em julho, durante a janela de transferências do meio da temporada. Pelo clube paulista, o atacante atuou em 20 partidas e marcou seis gols, sendo peça importante na campanha que levou a equipe à classificação inédita para a Libertadores de 2026.

