Em negociações avançadas para reforçar o Cruzeiro nos bastidores, Bruno Spindel contratou diversos jogadores que foram multicampeões pelo Flamengo nos últimos anos. O executivo de futebol deve chegar à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, para ocupar o cargo deixado por Paulo Pelaipe no início do mês.
Bruno Spindel foi anunciado pelo Flamengo em um período de “vacas magras”, em 2013, na gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Já em agosto deste ano, em meio à era mais vitoriosa da história do Rubro-Negro, o dirigente foi demitido após ter perdido espaço na administração de Luiz Eduardo Baptista (Bap).
+ Leia mais: Como será a divisão de funções no Cruzeiro com Spindel e Joaquim Pinto no futebol
Ao longo dos 12 anos em que trabalhou na Gávea, Bruno Spindel se notabilizou por ter êxito em operações financeiramente complexas. Uma dessas contratações foi a do meia-atacante Giorgian Arrascaeta, em 2019. À época, o uruguaio já havia cravado seu nome na história do Cruzeiro, mas a transação gerou polêmica por ter se arrastado como uma “novela”.

Hoje no Cruzeiro, o atacante Gabigol também foi contratado pelo Flamengo com participação direta de Bruno Spindel. O executivo se encarregou de negociar o parcelamento com a Inter de Milão, da Itália, para trazer o jogador ao Rio de Janeiro.
Situação semelhante ocorreu em dezembro de 2023, quando Spindel movimentou os caixas do Flamengo para o pagamento à vista da multa rescisória do meia De la Cruz, ex-River Plate. O uruguaio era peça fundamental no time argentino, mas optou por se transferir ao futebol brasileiro logo depois de perder a final da Copa Libertadores para o próprio Rubro-Negro.
Nos últimos anos, com presença de Bruno Spindel nas negociações, o Flamengo contratou, por exemplo, os laterais Ayrton Lucas, Guillermo Varela, Rafinha e Filipe Luís (técnico do clube em 2025), os zagueiros Gustavo Henrique, Léo Ortiz, Léo Pereira e Pablo Marí, o volante Gerson, o meia Andreas Pereira e os atacantes Éverton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique. Esses são alguns dos atletas oficializados no período e que conquistaram títulos em diferentes anos.

No período em que Spindel esteve no Flamengo, entre os principais títulos, o clube venceu três Libertadores (2019, 2022 e 2025), uma Recopa Sul-Americana (2020), três Brasileiros (2019, 2020 e 2025), três Copas do Brasil (2013, 2022 e 2024), três Supercopas do Brasil (2020, 2021 e 2025) e sete Cariocas (2014, 2017, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025).
Críticas pelas escolhas dos técnicos
Se o Flamengo colheu os frutos dentro de campo em várias negociações conduzidas por Spindel, o dirigente também foi criticado em alguns momentos pelos erros de avaliações na contratação de técnicos.
Nos casos do português Paulo Sousa e do espanhol Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola, Bruno foi à Europa para entrevistá-los pessoalmente.
Com o rendimento da equipe abaixo das expectativas da torcida, a diretoria do Flamengo, que contava com Spindel como peça relevante, chegou a ser alvo de cobranças.
No Flamengo, Spindel também ajudou a contratar Tite, novo comandante do Cruzeiro. Agora, o executivo poderá rever o velho conhecido na Toca da Raposa II, em BH.

