Fundamental na campanha do Cruzeiro no último Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo Kaiki foi um dos destaques apontados por um estudo internacional. De acordo com o levantamento, o defensor foi o segundo jogador de linha com melhor desempenho entre os atletas com idade sub-23 nesta edição de Série A.
+ Leia também: Veja os números detalhados dos três técnicos do Cruzeiro em 2025
A pesquisa foi produzida pelo CIES Football Observatory, em parceria com a Impect, empresa alemã especializada em estatísticas. Conforme os critérios, que medem a eficiência e impacto do jogador na partida, o lateral do Cruzeiro foi o vice-colocado, com 80,8 de nota, atrás apenas do atacante Vitor Roque, do Palmeiras, com 81,9.
Somente jogadores com menos de 23 anos que atuaram por 900 minutos ou mais no Campeonato Brasileiro foram incluídos no levantamento. A pontuação é calculada pelo número e impacto das ações no jogo, a diferença de análises por posição e a capacidade de ‘quebrar linhas’, seja com dribles ou passes.
Titular sob comando do ex-técnico Leonardo Jardim, Kaiki viveu um ano de afirmação com a camisa do Cruzeiro. Na temporada 2025, além de alcançar mais de 100 jogos com a camisa celeste, o lateral-esquerdo liderou as disputas pela bola vencidas no Brasileirão e foi vice-líder de desarmes na competição.
História no Cruzeiro
Revelado nas categorias de base do time celeste, Kaiki chegou ao Cruzeiro aos 11 anos, em 2014, e se destacou em todas as modalidades até ser promovido ao profissional, em 2021.
Sem grandes oportunidades nas primeiras duas temporadas na equipe principal, o lateral começou a receber minutos a partir de 2023. Na sombra de Marlon, o jogador virou reserva imediato do atual defensor do Grêmio e foi utilizado como titular em apenas 14 jogos do Cruzeiro no ano. Em 2024, o cenário foi parecido: Kaiki entrou em campo 23 vezes (14 entre os 11 iniciais).
Em 2025, porém, o cenário mudou. Já sob comando de Fernando Diniz e Wesley Carvalho, que estiveram à frente do Cruzeiro no começo do Campeonato Mineiro, Kaiki ganhou espaço e assumiu o lado esquerdo. A afirmação viria logo em seguida: Leonardo Jardim é contratado e Marlon negociado com o Grêmio.
‘Era Jardim’ e consolidação de Kaiki
Depois de quatro anos de espera, o lateral viveu seu ano de afirmação com a camisa do Cruzeiro. Destaque no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Kaiki foi peça crucial no esquema do técnico Leonardo Jardim. Contratado em fevereiro, o técnico português enxergou no defensor o poder de marcação e recuperação de bolas.
Logo no duelo contra o São Paulo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, Kaiki fez um grande jogo e foi responsável por uma assistência para Kaio Jorge. Dali em diante, com o lateral na titularidade absoluta do lado esquerdo, Leonardo Jardim encontrou um esquema e o Cruzeiro assumiu papel de destaque na temporada.
Assim, o jogador foi nome fundamental na campanha da terceira colocação da Série A e o vice-campeonato na Copa do Brasil.
Ranking de melhores sub-23 do Brasileirão
- Vitor Roque (Palmeiras) – 81.9
- Kaiki (Cruzeiro) – 80.8
- Robert Renan (Vasco da Gama) – 79.7
- David Ricardo (Botafogo) – 79.1
- Rayan (Vasco da Gama) – 77.0
- Agustín Giay (Palmeiras) – 76.9
- Victor Gabriel (Internacional) – 76.9
- Breno Bidon (Corinthians) – 76.2
- João Souza (Santos) – 76.1
- João Pedro Tchoca (Corinthians) – 75.3
Números de Kaiki pelo Cruzeiro em 2025
- 56 jogos
- 1 gol
- 5 assistências
- 98 desarmes no Brasileirão 2025 (vice-líder)
- 220 disputas pela bola vencidas no Brasileirão 2025 (líder)

