Alvo do Cruzeiro no mercado de transferências, Gerson completou, recentemente, cinco meses de adaptação ao futebol russo. Aos 28 anos, o meia do Zenit é considerado uma prioridade da diretoria celeste na janela para a próxima temporada.
No início de sua passagem pelo Zenit, Gerson tem ganhado, aos poucos, espaço no time titular. Dos 12 jogos que já disputou pela equipe, o brasileiro foi escalado oito vezes na formação inicial, além de ter saído do banco em quatro oportunidades. Em outras duas ocasiões, o meio-campista não foi acionado pelo técnico russo Sergei Semak.
Além de Gerson, o Zenit ainda conta com outros seis brasileiros no elenco: o zagueiro Nino, o lateral-esquerdo Douglas Santos, o volante Wendel e os atacantes Luiz Henrique, Mantuan e Pedro.
Vale destacar que a Federação Russa permite que todos os gringos do Zenit entrem em campo ao mesmo tempo, já que o regulamento proíbe mais de 13 estrangeiros e mais de oito durante os 90 minutos para cada plantel.
Uma curiosidade é que, na Rússia, o meia, que também pode ser um segundo volante, tem atuado com a camisa 9. A numeração é comumente utilizada em todo o mundo para peças do setor ofensivo.
Os números de Gerson
Comprado junto ao Flamengo e anunciado no dia 13 de julho, após pagamento de 25 milhões de euros (à época, cerca de R$ 160 milhões), Gerson marcou um gol em 12 compromissos pelo Zenit.
O tento, inclusive, foi no último jogo do time em 2025, na vitória por 2 a 0 sobre o Akron Togliatti, pelo Campeonato Russo. O ex-botafoguense Luiz Henrique fez o outro gol.
De acordo com dados do site OGol, especializado em estatísticas do futebol, Gerson já atuou em 689 minutos pelo Zenit, uma média de 57’ por partida.
Em sete dos oito jogos em que foi titular, o brasileiro acabou substituído no segundo tempo. A única vez em que isso não aconteceu foi também no duelo com o Akron Togliatti.
O Central da Toca ainda traz números do Sofascore sobre os desempenhos ofensivo e defensivo de Gerson na Rússia.
Por lá, o brasileiro tem, em média, 44 ações com a bola, 31 passes certos por jogo (88%), um desarme por partida, duas bolas recuperadas, três duelos vencidos e quase duas faltas sofridas a cada compromisso.
Cruzeiro mantém interesse
Nos últimos dias, o Cruzeiro fez uma consulta da situação de Gerson no Zenit. Os russos sinalizaram uma pedida de 40 milhões de euros (na cotação atual, R$ 260 milhões) para liberar o jogador.
Na carreira, Gerson trabalhou duas vezes com Tite, novo treinador do Cruzeiro: no Flamengo e na Seleção Brasileira. A chegada do técnico pode ser um fator importante na negociação, embora a Raposa tente abaixar os valores inicialmente apresentados pelo Zenit.

