Utilizado em mais de uma posição ao longo da temporada, Eduardo foi o jogador mais acionado durante os jogos do Cruzeiro. Sob o comando do técnico Leonardo Jardim, o meia foi mais utilizado como segundo volante e, ocasionalmente, aberto pelo lado direito.
Conforme levantamento feito pelo Central da Toca, Eduardo saiu do banco de reservas 30 vezes em 2025. Na temporada, o meio-campista defendeu o Cruzeiro em 51 partidas, sendo 21 como titular. Ao todo, ele fez cinco gols e contribuiu com uma assistência.
Embora Lucas Romero e Lucas Silva tenham sido titulares durante a temporada, Eduardo foi frequentemente acionado nos jogos em que Jardim fez rodízio no time ou em que um deles estava fora por suspensão.
Outras peças de confiança
Em 2025, depois de Eduardo, o segundo jogador que mais saiu do banco nos jogos do Cruzeiro foi Yannick Bolasie. O atacante congolês teve mais chances no início da temporada e perdeu espaço no decorrer dos meses, mas, ainda assim, foi acionado 28 vezes. No total, foram 33 partidas, com quatro gols e três assistências.
Vale lembrar que Eduardo e Bolasie não seguirão no clube em 2026. Os camisas 11 e 21 assinaram vínculo até o fim de dezembro, mas o Cruzeiro optou por não renovar os contratos.
Com 26 aparições como reserva, o atacante Gabigol foi o terceiro atleta do grupo que mais saiu do banco na temporada. Em abril, Jardim “barrou” o camisa 9, assim como o ponta Dudu, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, em um jogo marcante em 2025. Ambos foram apresentados em janeiro com status de principais reforços do ano.
Agora, Gabigol tem negociações em andamento com o Santos. Revelado pelo Peixe, o atacante do Cruzeiro tem sido criticado pela torcida por ter perdido pênalti decisivo contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil. No ano, ele marcou 13 gols e deu quatro assistências em 49 jogos.
Inicialmente emprestado pelo Arsenal, da Inglaterra, Marquinhos foi o quarto jogador mais utilizado pelo Cruzeiro nos segundos tempos, com 22 atuações nesse recorte. No mês de outubro, no entanto, o atacante sofreu grave lesão no joelho esquerdo e passou a não ser mais opção para a comissão técnica.
Na temporada, Marquinhos também foi escalado como titular oito vezes, ou seja, participou de 30 jogos. No período, o ponta esquerda fez um gol e deu uma assistência.
O quinto atleta do grupo que mais foi acionado durante os jogos foi Walace. Igualmente contestado pela torcida – como os demais já citados -, o volante saiu do banco em 17 oportunidades, além de ter sido titular em 11 ocasiões.
Os 5 jogadores que mais saíram do banco
- Eduardo – saiu do banco 30 vezes
- Bolasie – saiu do banco 28 vezes
- Gabigol – saiu do banco 26 vezes
- Marquinhos – saiu do banco 22 vezes
- Walace – saiu do banco 17 vezes

