Bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018) e bicampeão mineiro (2018 e 2019) pelo Cruzeiro, Robinho anunciou, nesta terça-feira (23), a sua aposentadoria. Aos 38 anos, o agora ex-meio-campista defendeu o Brusque nesta temporada.
Por meio de vídeo publicado nas redes sociais, Robinho comentou a passagem em cada clube. Com relação ao Cruzeiro, o ex-jogador afirmou que viveu o “ápice da carreira” e afirmou que tem um “carinho maior no coração”.
“O Cruzeiro é o sentimento de ápice da carreira. Parece que cheguei no meu maior nível de jogo, de atleta mesmo. Então, é muito especial. Consegui muitos títulos, conheci grandes jogadores. Mano Menezes, comissão técnica, diretoria. Uma torcida espetacular. Tenho um carinho especial pelo esporte, mas também pelo lado da família. Com certeza, tem um carinho maior dentro do meu coração”, disse.
Apesar do bom desempenho no Cruzeiro, Robinho perdeu parte do prestígio da torcida por ter participado da campanha do rebaixamento à Série B, em 2019.
No ano seguinte, em 2020, o atleta deixou a Toca II e se transferiu para o Grêmio. Ele ainda atuou por Coritiba, Avaí, Paysandu e, por fim, o Brusque antes de “pendurar as chuteiras”.
Virou auxiliar técnico
Nessa segunda (22), o Náutico anunciou que Robinho vai atuar como auxiliar técnico do clube na próxima temporada. O ex-meia estará ao lado do treinador Hélio dos Anjos na disputa da Série B em 2026.
Passagem de Robinho pelo Cruzeiro
Em abril de 2016, Robinho chegou à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, por empréstimo junto ao Palmeiras. O lateral-direito Lucas também deixou o Alviverde para se juntar à Raposa, enquanto o lateral-direito Fabiano e o lateral-esquerdo Fabrício foram cedidos ao clube paulista.
Já em janeiro de 2017, Cruzeiro e Palmeiras fizeram um novo acordo: Robinho teve o empréstimo renovado por mais um ano, enquanto o atacante Willian Bigode foi emprestado pelo mesmo prazo.
Em 2018, quando já tinha sido campeão da Copa do Brasil pelo clube, Robinho passou a pertencer, em definitivo, ao Cruzeiro. Há sete temporadas, ele seria peça igualmente importante na conquista do hexacampeonato do torneio, sendo o segundo consecutivo.
De acordo com o site OGol, especializado em estatísticas do futebol, Robinho marcou 23 gols e deu 25 assistências em 177 jogos pelo Cruzeiro.

