publicidade

Pelo Cruzeiro, Tite busca ampliar feito expressivo na carreira em Estaduais

Com Tite, Cruzeiro tentará primeiro título estadual desde 2019; veja trajetória do técnico em campeonatos regionais

publicidade

Contratado para conduzir o Cruzeiro aos principais títulos em 2026, Tite buscará ampliar um feito expressivo na carreira. Em sua primeira passagem pela Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o experiente treinador poderá ser campeão do quarto Estadual distinto no futebol brasileiro.

Com larga experiência na função, Tite já faturou edições do Campeonato Paulista, do Campeonato Gaúcho e também do Carioca. Ao todo, são seis troféus erguidos nas competições que movimentam anualmente as torcidas no país.

Agora, no Cruzeiro, o ex-comandante da Seleção Brasileira terá a missão de levar a Raposa ao topo de Minas Gerais pela primeira vez desde 2019.

Os Estaduais conquistados por Tite

Em 1993, Tite dirigiu o Veranópolis na campanha do título da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. A equipe ficou na primeira posição após seis rodadas em um Quadrangular Final com Bagé, Taquariense e Tresmaiense.

Hoje com 64 anos, Tite conquistou o primeiro grande Estadual na carreira em 2000. À época, ele dirigiu o Caxias no único título da história do clube na competição regional. Na grande decisão, a equipe do interior goleou o Grêmio, por 3 a 0, no Centenário, em Caxias do Sul, e empatou sem gols, no extinto Olímpico, em Porto Alegre, para ficar com a taça. Vale destacar que Tite nasceu na cidade de Caxias do Sul.

Um ano depois, Tite “mudou de lado” e subiu ao pódio pelo Grêmio no Gauchão. Os gremistas venceram o Juventude, por 3 a 2, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e por 3 a 1, no Olímpico. Ainda em 2001, Tite seria campeão da Copa do Brasil pelo Tricolor Gaúcho.

Já em 2004, Tite era o técnico do São Caetano no início do Paulistão. Em dado momento, após sete jogos na temporada, o técnico gaúcho foi desligado do cargo. Muricy Ramalho assumiu o comando do clube e, pouco tempo depois, seria campeão paulista pela equipe do ABC. 

Já em 2009, depois de ter sido campeão da Copa Sul-Americana no ano anterior, Tite seguiu no Inter e faturou o Gauchão. Na final, os seus comandados atropelaram o Caxias, por 8 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e se consagraram campeões estaduais.

Quatro depois, em 2013, quando já tinha sido campeão mundial e da Copa Libertadores, Tite ergueu o troféu do Paulistão. Após vitória por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo, o Corinthians empatou por 1 a 1, na Vila Belmiro, contra o Santos, e ampliou a grande fase.

Depois de ter ficado sem trabalhar em 2014, Tite voltou ao Corinthians para a temporada de 2015. O técnico não conseguiu levar a equipe à final do Paulistão, embora tenha sido campeão brasileiro no clube há dez anos. 

Em 2016, Tite deixou novamente o comando do Corinthians para assumir a Seleção Brasileira. À frente da Amarelinha, o técnico gaúcho foi campeão da Copa América, em 2019, e chegou às quartas de final nas Copas de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar.

Anunciado em outubro de 2023 pelo Flamengo, Tite seria campeão carioca já no ano seguinte. Na final do Estadual, o Rubro-Negro venceu o Nova Iguaçu nos dois jogos: por 3 a 0 e 1 a 0, ambos no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os Estaduais de Tite, ano a ano

  • Paulistão: 2013 (Corinthians)
  • Gauchão: 2000 (Caxias), 2001 (Grêmio) e 2009 (Inter)
  • Carioca: 2024 (Flamengo)
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico