A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, em inglês) divulgou, nas últimas horas, o ranking dos 10 melhores técnicos do mundo. Comandante do time feminino do Cruzeiro, Jonas Urias foi o único brasileiro que apareceu na lista.
Segundo a renomada federação alemã, que publica recordes e importantes estatísticas do futebol anualmente, Jonas Urias recebeu a oitava maior nota entre os treinadores. Com cinco pontos na votação, o técnico das Cabulosas dividiu o posto com o mexicano Óscar Torres, do Pachuca.
Em 2025, a holandesa Renée Slegers foi eleita pela IFFHS como a melhor técnica do mundo. Em maio, sob o seu comando, o Arsenal conquistou a Champions Feminina depois de 18 anos. Elas ainda foram vice-campeãs na Women’s Super League, o Campeonato Inglês Feminino.
Renée Slegers ficou com 145 pontos no ranking, 25 a mais em relação ao espanhol Père Romeu, do Barcelona. A francesa Sonia Bompastor, que foi campeã inglesa invicta pelo Chelsea, ficou na terceira colocação, com 97 pontos.
Top 10 da IFFHS – Futebol Feminino
- 1) Renée Slegers – Arsenal-ING (145 pontos)
- 2) Père Romeu – Barcelona-ESP (120 pontos)
- 3) Sonia Bompastor – Chelsea-ING (97 pontos)
- 4) Jonatan Giráldez – Lyon-FRA (27 pontos)
- 5) Vlatko Andonovski – Kansas City-EUA (7 pontos) e Jerry Tshabalala – Mamelodi-RSA (7 pontos)
- 7) Pedro Martínez – Tigres-MEX (6 pontos)
- 8) Jonas Urias – Cruzeiro e Oscar Torres – Pachuca-MEX (5 pontos)
- 10) Liv Lin – Wuhan Jianghan-CHI (4 pontos)
Como funciona a votação?
Desde 1987, a IFFHS realiza a votação que define os vencedores em diversas categorias do futebol mundial. Os rankings são elaborados com base no desempenho dentro do ano, de janeiro a dezembro.
O júri internacional é formado por membros da IFFHS (jornalistas esportivos e especialistas) de 120 países de todos os continentes.
Temporada de sucesso
Em 2025, Jonas Urias conduziu o Cruzeiro a uma campanha histórica. Com o vice no Campeonato Brasileiro, as Cabulosas alcançaram sua melhor participação na competição nacional.
A equipe celeste também garantiu uma vaga inédita na Copa Libertadores, que será disputada em 2026 e vai marcar a primeira participação do Cruzeiro no torneio continental.
Além disso, o time cruzeirense faturou o título do Campeonato Mineiro, sendo o terceiro troféu consecutivo em solo estadual.

