Impactado positivamente por Leonardo Jardim com as mudanças no time titular, o Cruzeiro colheu os frutos ao longo de 2025 por ter uma importante “espinha dorsal“.
Durante a temporada, os torcedores conseguiram, exceto por suspensões ou lesões, escalar a equipe de cor e salteado, uma raridade nos padrões atuais do futebol brasileiro. Diante desse cenário, a equipe do Cruzeiro ganhou entrosamento e passou a ser um dos protagonistas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Líder do elenco, o goleiro Cássio foi quem mais atuou pelo Cruzeiro em 2025, com expressivas 55 partidas. O levantamento feito pela reportagem considera apenas jogos oficiais, ou seja, não inclui amistosos. O camisa 1, no entanto, entrou em campo nos cinco jogos preparatórios da Raposa em momentos distintos do ano.
Titular absoluto e um dos pilares da equipe, o zagueiro Fabrício Bruno disputou 53 compromissos e foi o segundo atleta do elenco que mais jogou. Com o bom desempenho no Cruzeiro, o defensor ainda foi convocado pelo italiano Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira mais de uma vez.
“Xodó” da torcida e peça fundamental na marcação cruzeirense, o volante Lucas Romero foi o terceiro jogador com mais partidas no ano. O meio-campista argentino defendeu o Cruzeiro em 52 oportunidades.
Com 51 jogos cada, o lateral-esquerdo Kaiki e os meias Eduardo e Matheus Pereira dividiram a quarta posição entre os atletas que mais jogaram pelo Cruzeiro. Os camisas 6 e 10 foram titulares ao longo do ano, enquanto Eduardo – que já deixou o clube – foi utilizado 30 vezes ao sair do banco de reservas.
Entre os titulares, William também esteve presente na maior parte da temporada. Embora tenha revezado a posição com Fagner até o meio do ano, o lateral-direito fez 50 jogos em 2025, sendo 42 como titular. Ele foi o sétimo jogador do grupo que mais atuou na temporada.
Com exceção de Eduardo, todos os atletas citados devem continuar no Cruzeiro na próxima temporada. A única dúvida gira em torno do futuro de Matheus Pereira, mas que tem negociações avançadas para renovar contrato com a Raposa. O camisa 10 tem vínculo até junho de 2026 e, a partir de janeiro, já poderia assinar pré-contrato com outro clube.
Os 7 jogadores do Cruzeiro que mais atuaram no ano
- Cássio: 55 jogos
- Fabrício Bruno: 53 jogos
- Lucas Romero: 52 jogos
- Eduardo, Kaiki e Matheus Pereira: 51 jogos
- William: 50 jogos

