O presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço, comentou, nesta segunda-feira (22), o processo de renovação com o meia Matheus Pereira. Após ter sido adquirido junto ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, em junho de 2024, o camisa 10 assinou contrato até o fim de junho de 2026.
Em entrevista exclusiva à Samuca TV, Pedrinho destacou que o Cruzeiro pretende estender o vínculo do craque celeste de três a cinco anos. O mandatário celeste participou, nesta manhã, de lançamento de nova loja da rede Supermercados BH em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O dirigente enfatizou que, assim como Matheus Pereira, o clube não quer negociar nenhum titular da equipe. Esse, inclusive, foi um pedido do técnico Tite antes do acerto com a Raposa.
“O Matheus tem contrato até o meio do ano. A gente tem conversado sempre com ele. Ele sabe do nosso interesse de renovar. Não Temos interesse em renovar por seis meses, não é por um ano. É por três, cinco anos, já falei isso com ele. Ele está no momento dele”
Pedrinho, sobre renovação com Matheus Pereira
“Espero que a gente renove, e ele fique muitos anos no Cruzeiro. Não temos intenção nenhuma de desfazer do Matheus Pereira e de nenhum jogador que temos. Temos interesse de mantê-los e por muito tempo”, completou Pedro Lourenço.
Negociações avançadas
No último dia 14, depois da eliminação na semifinal da Copa do Brasil, Pedro Junio revelou que Matheus Pereira tem negociações bastante avançadas para renovar com o Cruzeiro. A declaração do vice-presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi feita na zona mista da Neo Química Arena, em São Paulo, após o duelo com o Corinthians.
“Temos negociações muito avançadas. Esperamos que ele fique. É um jogador excepcional. E estamos fazendo todos os esforços pra ele ficar no clube”, garantiu.
O planejamento para a renovação com o jogador acontece desde o início de 2025. Conforme apurado pela Samuca TV e Central da Toca, a ideia da diretoria era acertar a extensão de vínculo antes que Matheus Pereira estivesse disponível para acertar um pré-contrato com outra equipe. Isso pode ocorrer a partir de janeiro, seis meses antes do fim do vínculo.
Chegada de Matheus Pereira ao Cruzeiro
Emprestado em julho de 2023 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira foi comprado pelo Cruzeiro em junho do ano passado, já na gestão de Pedro Lourenço à frente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Naquela oportunidade, o Cruzeiro desembolsou cerca de 5 milhões de euros (R$ 30 milhões na cotação da época) pela aquisição de parte dos direitos econômicos do jogador, hoje com 29 anos.
No início deste ano, Matheus quase deixou o Cruzeiro para jogar no Zenit, da Rússia. Ele chegou a fazer exames médicos para se transferir, mas acabou desistindo da mudança de clube na reta final das tratativas. A venda dos direitos do camisa 10 poderia alcançar algo próximo de 20 milhões de euros (R$ 118 milhões na cotação da época) com bônus por metas.
Números pelo Cruzeiro em 2025
- 51 jogos
- 7 gols
- 9 assistências

