Atacante do Cruzeiro, Kaio Jorge fechou a temporada como artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil. Ele foi apenas o quarto jogador a alcançar o feito de liderar o ranking das duas competições no mesmo ano.
+ Leia também: Kaio Jorge faz história e se torna primeiro artilheiro do Cruzeiro no Brasileiro por pontos corridos
Antes dele, apenas Gabigol, pelo Santos, em 2018, Hulk, pelo Atlético-MG, em 2021, e Germán Cano, pelo Fluminense, em 2023, haviam conseguido fechar as duas competições como goleadores na mesma temporada.
Kaio Jorge já havia fechado o Brasileirão como artilheiro, com 21 gols, e confirmou a ponta da lista na Copa do Brasil após a final da competição, vencida pelo Corinthians nesse domingo (21). O camisa 19 balançou a rede cinco vezes no torneio mata-mata.
Artilheiros do Cruzeiro
No Campeonato Brasileiro, essa foi a primeira vez que o time celeste teve o artilheiro na ‘era’ dos pontos corridos. Ou seja, desde 2003.
A última vez que um jogador celeste terminou como goleador máximo nacional havia sido em 1970, com Tostão, que marcou 12 gols na competição que, à época, tinha outro formato e se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Na Copa do Brasil, onde o Cruzeiro é o maior campeão, com seis conquistas, três nomes já se destacaram na artilharia.
Oséas foi o goleador em 2000, com 10 gols, ano do título sobre o São Paulo. Em 2005, Fred marcou 15 vezes, recorde de uma única edição, mas o Cruzeiro acabou eliminado na semifinal para o Paulista de Jundiaí. Mais recentemente, em 2017, Rafael Sóbis foi artilheiro com cinco gols, coroando a conquista do clube celeste sobre o Flamengo.
Artilheiros do Brasileiro e Copa do Brasil no mesmo ano
- 2025 – Kaio Jorge – Cruzeiro (21 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil)
- 2022 – Germán Cano – Fluminense (26 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil)
- 2021 – Hulk – Atlético-MG (19 gols no Brasileiro e oito gols na Copa do Brasil)
- 2018 – Gabigol – Santos (18 gols no Brasileiro e quatro gols na Copa do Brasil)

