O perfil oficial da Conmebol destacou, nas últimas horas, a contratação do técnico Tite pelo Cruzeiro. Na conta da Copa Libertadores, a entidade ressaltou a “união de campeões” para a próxima temporada.
Nessa terça-feira (16), o ex-comandante da Seleção Brasileira assinou contrato de um ano e foi oficializado como o substituto de Leonardo Jardim. No Cruzeiro, Tite voltará a trabalhar após pausa de mais de um ano para cuidados de sua saúde mental.
“Tite e Cruzeiro! A união de dois campeões da CONMEBOL #Libertadores em busca da #GloriaEterna em 2026”, escreveu a Conmebol.
Em 2026, sob a direção do treinador gaúcho, o Cruzeiro tentará a conquista do tricampeonato da Libertadores. Em 1976 e em 1997, diante do River Plate, da Argentina, e do Sporting Cristal, do Peru, a Raposa levou a melhor nas decisões e faturou o principal título da América do Sul.
Já Tite se consagrou campeão da Libertadores em 2012, quando comandava o Corinthians. Naquele ano, além de derrotar o Boca Juniors, da Argentina, na final, os paulistas também foram campeões mundiais sobre o Chelsea, da Inglaterra, em solo japonês. Esse é o título de maior expressão da carreira do treinador.
Cruzeiro na Libertadores
De volta à Libertadores, o Cruzeiro conhecerá, no dia 18 de março, em sorteio na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o seu grupo na competição. Por ter finalizado 2025 na 33ª posição no ranking da entidade, o clube deve ficar no pote 2, ou seja, não será cabeça de chave.
Vale ressaltar, no entanto, que os brasileiros não podem se enfrentar na fase de grupos da Libertadores. Flamengo, Palmeiras e Fluminense serão cabeças de chave e, portanto, não vão enfrentar o Cruzeiro nesta etapa da Libertadores.
Datas da Libertadores de 2026
- Sorteio da fase de grupos: 18 de março
- Fase de grupos: 8 de abril a 27 de maio
- Sorteio do mata-mata: 3 de junho
- Oitavas de final: 12 e 19 de agosto
- Quartas de final: 9 e 16 de setembro
- Semifinais: 14 e 21 de outubro
- Final: 28 de novembro

