Com o intervalo curto entre as temporadas de 2025 e 2026, o Mineirão iniciou o tratamento do campo, nesta segunda-feira (15). A revitalização acontece anualmente e é um trabalho de pré-temporada essencial para assegurar a qualidade do gramado no decorrer do ano.
Com as mudanças implementadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no calendário, o período disponível para descanso e cuidado com o campo foi reduzido. O Campeonato Mineiro começa no dia 10 de janeiro, e o Brasileirão está previsto para iniciar no dia 28 do mesmo mês.
“Estamos iniciando o tratamento nesta segunda-feira. Esse trabalho que fazemos agora vai ser fundamental para a qualidade do gramado para toda a temporada” explicou Otávio Goes, gerente técnico do Mineirão.
De acordo com a administração do estádio, o processo vai da limpeza à manutenção dos aspersores de água, dividido em quatro principais etapas:
- Limpeza: com diferentes cortes, a matéria orgânica acumulada ao longo do ano é retirada;
- Aeração e micronivelamento do solo: processo que garante ar, água e nutrientes. Nessa etapa, é aplicada uma fina camada de areia para correção de irregularidades;
- Nutrição: com a utilização de adubo e produtos químicos, a grama fica mais saudável e livre de pragas;
- Cortes: com tecnologia, o gramado é aparado em diferentes alturas, garantindo cicatrização acelerada e melhor acabamento.
Calendário do Cruzeiro
O primeiro compromisso do Cruzeiro em 2026 será um duelo com o Pouso Alegre, como mandante, pelo Campeonato Mineiro. A partida está marcada para o dia 10 de janeiro (sábado), às 16h30, no Mineirão.

