publicidade

Arroyo se destaca com gols em meio à eliminação do Cruzeiro e termina ano em alta

Atacante equatoriano, que custou cerca de R$ 40 milhões, participou, em média, de um gol a cada três jogos em 2025

publicidade

Contratado na última janela de transferências, Keny Arroyo foi um dos destaques do Cruzeiro em meio à eliminação para o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil. O equatoriano marcou os dois gols na vitória no tempo normal por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, resultado que levou a decisão para os pênaltis.

Nesse domingo (14), Arroyo completou a sua 15ª partida pelo Cruzeiro desde que foi anunciado junto ao Besiktas, da Turquia. Inicialmente, o camisa 99 foi preterido por Leonardo Jardim, que surpreendeu ao escalar o colombiano Luis Sinisterra entre os titulares diante do Corinthians.

Aos 28 minutos da primeira etapa, Sinisterra errou um domínio no canto esquerdo de ataque e, imediatamente, sentiu dores na coxa esquerda. Arroyo foi chamado às pressas por Jardim e quis o destino que, até quando ficou em campo, se destacasse como um dos melhores jogadores do Cruzeiro.

Veloz e versátil, Arroyo demonstrou personalidade em um confronto decisivo, além de ter marcado gols importantes tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Espécie de xodó de Jardim, o equatoriano conquistou rapidamente a confiança do técnico português também com a disposição tática e recomposição defensiva.

Com apenas três meses de Cruzeiro, Arroyo teve média de participação de um gol a cada três jogos. No período, foram quatro gols e uma assistência, sendo titular oito vezes e reserva em sete.

Arroyo não cobrou pênalti

Desgastado fisicamente na reta final do jogo, Arroyo deixou o gramado nos acréscimos do segundo tempo, aos 46 minutos. Ele deu lugar a Wanderson, que voltou a atuar depois de um longo período e converteu uma das cobranças na derrota por 5 a 4 nos pênaltis.

Margem para evolução

Com grande margem para evolução, o ponta desembarcou em BH em setembro depois de o Cruzeiro ter desembolsado cerca de R$ 40 milhões. Em pouco tempo, Arroyo já correspondeu às expectativas iniciais e demonstrou motivos de ter assinado até o fim de 2029.

Aos 19 anos, o equatoriano foi uma das apostas desde a chegada de Joaquim Pinto para o departamento de scout. Sob a tutela do português, o Cruzeiro passou a olhar ainda com mais afinco para promessas e destaques do futebol sul-americano.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste