publicidade

Corinthians x Cruzeiro pela Copa do Brasil: quem pode jogar e desfalques

Equipes se enfrentam neste domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil

publicidade

Em busca da classificação à final da Copa do Brasil, o Cruzeiro entra em campo para enfrentar o Corinthians neste domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. Depois da derrota por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal, o time comandado por Leonardo Jardim terá que correr atrás da remontada longe dos seus domínios.

+ Leia também: Cruzeiro se apega ao bom desempenho como visitante para reverter resultado na Copa do Brasil

Superado diante de mais de 50 mil torcedores presentes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro terá uma missão: vencer por mais de dois gols de diferença para avançar à decisão.

Com dificuldades para furar a barreira criada pelo Corinthians, o time celeste terá que repetir o feito conquistado nessa edição de Copa do Brasil. Nas três fases, diante de Vila Nova-GO, CRB e Atlético-MG, o Cruzeiro venceu todos os jogos como visitante por dois ou mais gols.

O objetivo, no entanto, não será fácil. Até aqui, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior não foi vazada, estatística ‘ostentada’ pelo Cruzeiro antes da derrota na Neo Química Arena.

Repeteco de 2016

Sonhando com a classificação, o Cruzeiro pode se espelhar no time de 2016, comandado por Mano Menezes. Diante do Corinthians, nas quartas de final da Copa do Brasil daquele ano, o time celeste também saiu atrás do placar. Diferente do atual elenco, a Raposa perdeu fora de casa no primeiro jogo, por 2 a 1.

Na volta, empurrado pela torcida no Mineirão, o Cruzeiro mostrou uma nova cara e tomou as rédeas da partida. A desvantagem no placar se desfez logo no início da primeira etapa com o gol marcado por Ramón Ábila. O argentino ainda faria outro e contaria com a ajuda de Bruno Rodrigo e Arrascaeta para classificar a Raposa às semifinais da competição.

Quem pode jogar e desfalques

Corinthians

Com todo o time titular recuperado de problemas físicos, a tendência é que o Corinthians tenha força máxima diante do Cruzeiro no domingo (14). A principal dúvida era para a presença do volante Raniele e o atacante Yuri Alberto.

De acordo com a imprensa paulista, o meio-campista, que foi cortado da relação no primeiro jogo da semifinal, fez trabalhos intensivos no CT Joaquim Grava e deve estar à disposição do técnico Dorival Júnior na Neo Química Arena.

Do outro lado, Yuri Alberto deixou o gramado do Mineirão na última quarta-feira (10) com um desconforto muscular na coxa esquerda. O artilheiro do Corinthians na temporada foi reavaliado pelo departamento médico do clube durante a semana e não teve nenhuma lesão diagnosticada.

Sem nenhum problema físico, a tendência é que o jogador seja titular mais uma vez na partida contra o Cruzeiro. Segundo o ge, a comissão técnica e o departamento médico do Corinthians trabalham juntos para avaliar quantos minutos Yuri Alberto pode jogar no domingo (14).

Cruzeiro

O técnico Leonardo Jardim trabalha para solucionar problemas no time titular do Cruzeiro para a decisão. Em busca da remontada, o time celeste terá problemas no setor defensivo e no meio-campo.

Machucado, o zagueiro Lucas Villalba está fora da partida contra o Corinthians. O argentino sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo depois de uma dividida com o atacante Yuri Alberto, ainda no primeiro tempo do jogo de ida no Mineirão. Mancando, o jogador só foi substituído no intervalo.

O substituto do primeiro confronto, inclusive, é quem provavelmente iniciará entre os titulares na Neo Química Arena. O jovem zagueiro Jonathan Jesus é o mais cotado para começar.

No meio-campo, Jardim terá que escolher o substituto do volante Lucas Romero. O argentino recebeu o terceiro cartão amarelo na reta final do segundo tempo no Gigante da Pampulha e será desfalque certo para o Cruzeiro na volta da semifinal.

Para a posição, o técnico português terá algumas opções. Entre os mais cotados, estão os volantes Walace e Matheus Henrique, além do meia Eduardo, utilizados com mais frequência por Leonardo Jardim nesta temporada. Outras opções, com menos chances no ano, são Ryan Guilherme, Japa e Murilo Rhikman.

Uma alternativa tática seria deslocar Christian para a função de Romero, abrindo espaço para a entrada de mais um atacante, como Sinisterra. Isso modificaria o esquema tático da equipe, que passaria a jogar com um homem a mais no ataque.

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro na Copa do Brasil: CBF divulga tabela básica com possível data de estreia

Time celeste inicia campanha a partir da 5ª fase e já tem datas-base definidas

Dupla do Cruzeiro entra em time ideal da Copa do Brasil de 2025; veja ‘seleção’

Cruzeiro teve o mesmo número de representantes do Vasco, vice-campeão do torneio; Corinthians liderou a 'seleção' do campeonato

Kaio Jorge, do Cruzeiro, ainda pode repetir feito raro em 2025; veja panorama

Com 26 gols na temporada, atacante está na melhor fase da carreira e se aproxima de marca importante

Jogadores do Cruzeiro mandam recado à torcida após eliminação na Copa do Brasil

Atletas do Cruzeiro publicaram mensagens nas redes sociais nesta segunda-feira (15); veja detalhes