publicidade

Cruzeiro de olho: CBF altera limite de jogos para troca de clube no Brasileirão; veja detalhes

Mudança vale a partir de 2026 e foi motivada pelo novo calendário do futebol brasileiro

publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite desta quinta-feira (11), uma mudança importante nas regras de transferências de jogadores no futebol brasileiro. A partir de 2026, o limite de partidas para que um atleta possa trocar de clube durante o Campeonato Brasileiro passará de seis para 12 jogos.

+ Leia mais: Cruzeiro vai à CBF para formalizar reclamações contra arbitragem de jogo diante do Corinthians

A alteração foi aprovada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A justificativa para a mudança é a adaptação ao novo calendário de 2026, ano em que haverá paralisação do Brasileirão durante a Copa do Mundo, marcada para ocorrer entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Antes, se um jogador disputasse mais de seis partidas por um time no Brasileirão, ele não poderia mais atuar por outro clube na mesma edição do torneio. Agora, com o novo regulamento, o atleta poderá jogar até 12 vezes por uma equipe antes de se transferir para outro time da competição.

Vale lembrar que, na próxima temporada, o Brasileiro começará no dia 28 de janeiro (uma quarta-feira), com os Estaduais ainda em andamento, e será encerrado em 2 de dezembro, também numa quarta-feira.

Mudança também na Copa do Brasil

Durante o mesmo Conselho Técnico, a CBF também confirmou uma mudança relevante na Copa do Brasil: a partir de 2026, além do campeão, o vice-campeão da competição também garantirá vaga na Copa Libertadores.

Segundo a entidade, ainda não está definido se essa segunda vaga dará acesso direto à fase de grupos ou às fases preliminares do torneio continental.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro busca ‘formação ideal’ com Tite e ainda não repetiu a escalação em 2026

Com calendário apertado e 'pressão' no Estadual, treinador testou diferentes peças até aqui

Pelo Cruzeiro, Kaio Jorge tem média de um gol a cada dois jogos desde que foi contratado

Artilheiro do Mineiro, atacante foi decisivo e marcou duas vezes no clássico contra o América-MG, no Mineirão, em BH, nesse domingo (8)

Vitória dá ‘respiro’ ao Cruzeiro, que agora terá sequência fora de casa; veja o calendário

Após vitória no clássico diante do América-MG, clube celeste alivia pressão e tenta embalar em sequência como visitante

Solução para a zaga? Com Villalba, Cruzeiro tem ótimo aproveitamento desde 2024

Zagueiro argentino foi um dos pilares do time em 2025, se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo e é opção para o técnico Tite