A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite desta quinta-feira (11), uma mudança importante nas regras de transferências de jogadores no futebol brasileiro. A partir de 2026, o limite de partidas para que um atleta possa trocar de clube durante o Campeonato Brasileiro passará de seis para 12 jogos.
+ Leia mais: Cruzeiro vai à CBF para formalizar reclamações contra arbitragem de jogo diante do Corinthians
A alteração foi aprovada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A justificativa para a mudança é a adaptação ao novo calendário de 2026, ano em que haverá paralisação do Brasileirão durante a Copa do Mundo, marcada para ocorrer entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, Canadá e México.
Antes, se um jogador disputasse mais de seis partidas por um time no Brasileirão, ele não poderia mais atuar por outro clube na mesma edição do torneio. Agora, com o novo regulamento, o atleta poderá jogar até 12 vezes por uma equipe antes de se transferir para outro time da competição.
Vale lembrar que, na próxima temporada, o Brasileiro começará no dia 28 de janeiro (uma quarta-feira), com os Estaduais ainda em andamento, e será encerrado em 2 de dezembro, também numa quarta-feira.
Mudança também na Copa do Brasil
Durante o mesmo Conselho Técnico, a CBF também confirmou uma mudança relevante na Copa do Brasil: a partir de 2026, além do campeão, o vice-campeão da competição também garantirá vaga na Copa Libertadores.
Segundo a entidade, ainda não está definido se essa segunda vaga dará acesso direto à fase de grupos ou às fases preliminares do torneio continental.

