Na manhã desta quinta-feira (11), um vídeo gravado atrás do gol do Mineirão tem movimentado as redes sociais e gerado polêmica. A imagem mostra um toque de mão de Memphis Depay no lance do único gol da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, nessa quarta (10), pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Diante da repercussão, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, levantou uma hipótese durante participação no programa De Primeira, do Canal UOL. Segundo ele, o vídeo poderia ter sido produzido por inteligência artificial (IA): “Não é uma certeza ainda, mas é uma investigação da CBF”, disse PVC.
Após a fala de PVC e o aumento da especulação nas redes, Esthefany Esper, namorada do autor do vídeo, Cristiano Sevieri, se pronunciou. Ambos são produtores de conteúdo e segmentados sobre o Corinthians.
“Saiu um vídeo aí (do PVC), não sei que horas que saiu, acabamos de ver. Diz que o vídeo que está viralizando, feito atrás de gol, foi feito por inteligência artificial e que, na verdade, isso não aconteceu. Enfim (risos), estão falando que foi sabotado”, iniciou Esthefany.
“Essa imagem está dando o que falar, estamos recebendo muitas mensagens. Eu não sei nem o que falar. É óbvio que não foi feito por inteligência artificial. E só isso que posso dizer para vocês”,
Esthefany Esper, produtora de conteúdo
Em áudio divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta, foi apontado que a arbitragem de vídeo do jogo analisou um possível toque de mão de Memphis antes do gol da vitória dos paulistas.
Contudo, de acordo com o áudio, apesar das imagens, os responsáveis pela checagem não enxergaram o toque. Não é possível atestar quem faz a interpretação. A equipe da cabine do VAR foi formada por Rodrigo D Alonso Ferreira (VAR), Helton Nunes (AVAR), Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (AVAR2) e Italo Medeiros de Azevedo (observador de VAR). O árbitro principal da partida foi Anderson Daronco.
Polêmica
Na análise da ex-árbitra Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, o gol de Depay foi irregular. O lance tem gerado a indignação de torcedores do Cruzeiro nas redes sociais.
Em sua conta no X, o antigo Twitter, Renata Ruel repercutiu o lance e destacou que, quando a bola toca no braço, a jogada deveria ter sido invalidada
Insatisfeito com a arbitragem dessa quarta-feira (10), o Cruzeiro enviará um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por entender que foi prejudicado na derrota para o Corinthians.
Segundo apurou Central da Toca e Samuca TV, a diretoria celeste contesta a marcação do gol de Memphis Depay. Nesta quinta (11), uma imagem por trás do gol de Cássio mostra que o camisa 10 corintiano toca com a mão na bola antes de balançar as redes.

