Áudio divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (11), apontou que a arbitragem de vídeo do jogo entre Cruzeiro e Corinthians, nessa quarta (10), pela ida da semifinal da Copa do Brasil, analisou um possível toque de mão de Memphis antes do gol da vitória dos paulistas por 1 a 0, no Mineirão.
+ Leia também: Gol do Corinthians contra o Cruzeiro foi irregular? Comentarista de arbitragem analisa lance
Contudo, de acordo com o áudio, apesar das imagens, os responsáveis pela checagem não enxergaram o toque. Não é possível atestar quem faz a interpretação. A equipe da cabine do VAR foi formada por Rodrigo D Alonso Ferreira (VAR), Helton Nunes (AVAR), Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (AVAR2) e Italo Medeiros de Azevedo (observador de VAR). O árbitro principal da partida foi Anderson Daronco.
“Põe em slow (câmera lenta) para ver se pega na mão dele”, diz um profissional da cabine. “Não pega”, GARANTE.
Nesta quinta-feira, após divulgação de imagens de um ângulo trás do gol, a comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, atestou que o gol de Memphis foi irregular, uma vez que a bola toca na mão do atacante holandês. O VAR, vale ressaltar, também teve acesso a uma imagem do ângulo atrás do gol.
“Por essa imagem, a bola toca no braço do Memphis, no gol do Corinthians contra o Cruzeiro. Se a bola tocar no braço, mesmo que tenha tocado na cabeça antes, mesmo que tenha sido de forma acidental, o gol tem que ser anulado pela regra. O VAR precisa agir nesse tipo de lance”, garantiu Ruel.
O Corinthians abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. No lance, André Carrillo cruzou pelo lado direito de ataque, a bola invadiu a área e foi escorada, de cabeça, de Yuri Alberto para Memphis. O camisa 10 tentou arrematar de primeira, mas, com o desvio, enganou o zagueiro Fabrício Bruno e ficou livre para fazer o gol.
Cruzeiro na Copa do Brasil
Com a derrota em BH, o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença na volta para se classificar no tempo normal.
Um resultado positivo por um gol levará a decisão aos pênaltis, enquanto o Corinthians joga também pelo empate. O segundo compromisso será no domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.

