Com o Cruzeiro de olho, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na tarde desta quinta-feira (11), uma mudança importante nas regras da Copa do Brasil. A partir de 2026, além do campeão, o vice-campeão também garantirá vaga na Copa Libertadores.
De acordo com a entidade, a decisão foi tomada durante o Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro, realizado nesta quinta (11), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Ainda conforme a CBF, não há uma definição se a segunda vaga por meio da Copa do Brasil dará classificação direta à fase de grupos ou às fases preliminares da Libertadores.

A CBF também avalia como serão feitas as definições caso o campeão e o vice da Copa do Brasil já estejam garantidos na Libertadores por meio da campanha no Brasileirão.
Vale lembrar que, no formato atual, a Série A credencia seis equipes à principal competição da América do Sul, sendo quatro de forma direta à fase de grupos e duas às fases preliminares.
Conselho Técnico desta quinta (11)
O Conselho Técnico da Série A desta quinta (11) foi o primeiro da nova gestão da CBF e foi convocado excepcionalmente para dezembro por causa da antecipação do início do Brasileirão de 2026, que se dará em janeiro, em razão da Copa do Mundo no meio do ano.

