Enfim, chegou o momento de Copa do Brasil! Após o encerramento do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a campo nesta quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, para enfrentar o Corinthians pelo jogo de ida da semifinal da competição.
A campanha celeste até aqui é sólida: são cinco vitórias e um empate em seis partidas. O time comandado por Leonardo Jardim eliminou o Vila Nova-GO na terceira fase, o CRB nas oitavas e o Atlético-MG nas quartas de final – todos sem sofrer gols.
Do outro lado, o Corinthians também chega invicto. A equipe paulista venceu os seis jogos que disputou até o momento e superou Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR nas fases anteriores. Assim como o Cruzeiro, o time treinado por Dorival Júnior ainda não foi vazado na competição.
Retrospecto favorável no Mineirão
O histórico recente entre Cruzeiro e Corinthians no Mineirão é positivo para a Raposa. Nos últimos nove confrontos entre as equipes no Gigante da Pampulha, o time celeste conquistou seis vitórias e três empates, um aproveitamento de 77,78%.
A última derrota do Cruzeiro como mandante para o Corinthians aconteceu há mais de sete anos, o que reforça a força da equipe celeste em casa neste confronto direto por uma vaga na final.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
A principal dúvida de Leonardo Jardim para o confronto está no setor ofensivo. O técnico não revelou quem será o titular ao lado de Kaio Jorge: Kenny Arroyo ou Sinisterra.
Arroyo vinha sendo o dono da posição e acumulava boas atuações sob o comando do treinador português. No entanto, após sentir dores musculares no empate com o Ceará, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, deu espaço para Sinisterra, que entrou bem naquela partida e também teve bom desempenho no empate por 2 a 2 com o Botafogo.
As atuações consistentes do colombiano colocaram uma dúvida real na cabeça do treinador, que só deve divulgar a escalação oficial uma hora antes da partida.
Até aqui, Arroyo soma dois gols e uma assistência em 13 jogos pelo Cruzeiro. Sinisterra tem os mesmos números, mas em 12 partidas disputadas.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero e Lucas Silva; Christian, Matheus Pereira e Arroyo (Sinisterra); Kaio Jorge.
Corinthians
Recuperado de uma entorse no joelho esquerdo, Memphis Depay está liberado pelo departamento médico do Corinthians e deve retornar ao time titular diante do Cruzeiro. O atacante não atuou nos últimos jogos, mas treinou normalmente e será uma das apostas de Dorival Júnior no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
A situação de Yuri Alberto é semelhante. Segundo a imprensa paulista, o atacante superou um edema na região do púbis e também deve começar entre os titulares no duelo desta quarta.
Quem ainda é dúvida é Rodrigo Garro. O meio-campista argentino se recupera de um estiramento muscular no solear e desfalcou o Corinthians nas últimas partidas. Assim como a dupla de ataque, ele viajou com a delegação para Belo Horizonte e, caso não reúna condições de iniciar, deve ficar no banco como opção.
De última hora, Dorival Júnior ganhou mais uma preocupação: o volante Raniele sentiu dores durante o segundo tempo do empate com o Juventude, na Neo Química Arena, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o ge, o jogador está em tratamento e é dúvida para o confronto, mas também embarcou para a capital mineira.
Provável escalação do Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Maycon, André Carrillo e Breno Bidon (Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto.

