De volta à Copa Libertadores em 2026, o Cruzeiro acompanha a classificação dos demais times ao principal torneio da América do Sul na próxima temporada. Ao todo, 39 das 47 vagas estão preenchidas, ou seja, 83% dos participantes já confirmaram presença na edição seguinte.
Além do Cruzeiro, seis equipes brasileiras vão disputar a Libertadores em 2026: Flamengo, Palmeiras, Mirassol, Botafogo, Fluminense e Bahia. Oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, o São Paulo precisa que o título da Copa do Brasil fique com Cruzeiro ou Fluminense para abrir um G8 pela Série A.
Na Argentina, seis dos sete times já estão mais do que confirmados na Libertadores de 2026. São eles: Argentinos Juniors, Boca Juniors, Lanús, Independiente Rivadavia, Platense e Rosario Central. Tetracampeão, o River Plate não se classificou e disputará a Copa Sul-Americana em 2026.
Finalistas do Clausura, uma espécie de segundo turno do campeonato, Racing e Estudiantes medirão forças pela última vaga do país.
Outros países com situações indefinidas
Assim como no Brasil e na Argentina, a situação das vagas está indefinida na Bolívia e no Chile. Com três das quatro respectivas classificações oficializadas, mais uma equipe de cada país garantirá a presença na Libertadores em 2026.
Always Ready, Bolívar e The Strongest representarão a Bolívia, enquanto os chilenos terão O’Higgins, Coquimbo Unido e Universidad Católica.
A Colômbia e o Equador vivem cenário semelhante, com metade das vagas preenchidas. Apenas dois dos quatro representantes de cada um desses países estão definidos: Independiente Santa Fe e Independiente Medellín; e Independiente del Valle e Universidad Católica.
Países com situações definidas
Por outro lado, quatro países já sabem quais equipes vão representar as suas bandeiras na Libertadores. Quatro times se classificaram nas ligas do Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para a formação das 47 vagas do torneio em 2026.
O Paraguai terá os seguintes times na Libertadores: 2 de Mayo, Cerro Porteño, Guaraní e Libertad, ao passo que o Peru contará com Alianza Lima, Cusco, Universitario e Sporting Cristal, derrotado pelo Cruzeiro na decisão de 1997.
Já o futebol uruguaio terá os multicampeões e tradicionais Peñarol e Nacional, além do Liverpool e do Juventud. A Venezuela terá o Carabobo, o Deportes La Guaira, o Deportivo Táchira e a Universidad Central de Venezuela.
Veja os clubes já garantidos na Libertadores de 2026
Brasil
- Palmeiras
- Flamengo
- Cruzeiro
- Mirassol
- Botafogo
- Fluminense
- Bahia
Argentina
- Argentinos Juniors
- Boca Juniors
- Independiente Rivadavia
- Platense
- Rosario Central
- Lanús
Bolívia
- Always Ready
- The Strongest
- Bolívar
Chile
- Coquimbo Unido
- Universidad Católica
- O’Higgins
Colômbia
- Independiente Santa Fé
- Independiente Medellín
Equador
- Independiente del Valle
- Universidad Católica
Paraguai
- 2 de Mayo
- Cerro Porteño
- Guaraní
- Libertad
Peru
- Alianza Lima
- Cusco
- Universitario
- Sporting Cristal
Uruguai
- Liverpool
- Nacional
- Peñarol
- Juventud
Venezuela
- Carabobo
- Deportes La Guaira
- Universidad Central de Venezuela
- Deportivo Táchira

