O atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, foi eleito nesta segunda-feira (8) para a seleção do Campeonato Brasileiro, em premiação concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A cerimônia do “Prêmio Brasileirão 2025” foi realizada no Rio de Janeiro.
Mais cedo, o atacante celeste já havia sido premiado com o Bola de Prata, tradicional premiação da ESPN.
Além de estar na seleção da competição, Kaio Jorge, que marcou 21 gols, também recebeu o prêmio de artilheiro do Brasileirão, denominado “Roberto Dinamite”.
Os 21 gols de Kaio Jorge foram marcados contra 15 adversários diferentes: São Paulo, Bahia (duas vezes), Flamengo, Sport, Fortaleza, Palmeiras (duas vezes), Grêmio (três vezes), Fluminense, Ceará, Mirassol, Internacional, Vitória (duas vezes), Juventude (duas vezes) e Corinthians (duas vezes).
Além da artilharia isolada, Kaio Jorge também se destacou nas assistências. Foram oito passes para gol, ficando atrás apenas de Arrascaeta, do Flamengo, que terminou a competição com 14 assistências.
Com isso, KJ participou de 29 gols, ficando em segundo nesse quesito no Brasileirão, perdendo apenas para o uruguaio do time carioca, com 32.
Com a artilharia, Kaio Jorge fez história e se tornou o primeiro jogador do Cruzeiro a alcançar esse feito na era dos pontos corridos.
Critérios da premiação da CBF
A escolha dos vencedores do “Prêmio Brasileirão” foi feita por meio de votação que envolveu treinadores e capitães dos clubes participantes da competição, além de jornalistas de todo o país.
Seleção do Campeonato Brasileiro
- Goleiro: Rossi (Flamengo)
- Zagueiros: Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Leo Pereira (Flamengo)
- Lateral-direito: Paulo Henrique (Vasco)
- Lateral-esquerdo: Reinaldo (Mirassol)
- Volantes: Lucas Romero (Cruzeiro) e Jorginho (Flamengo)
- Meias: Matheus Pereira (Cruzeiro) e Arrascaeta (Flamengo)
- Atacantes: Kaio Jorge (Cruzeiro) e Vitor Roque (Palmeiras)
- Técnico: Rafael Gunaes (Mirassol)
- Artilheiro (troféu Roberto Dinamite): Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Craque: Arrascaeta (Flamengo)

