Camisa 10 do Cruzeiro, Matheus Pereira segue sendo observado pela Seleção Brasileira. Em mais uma temporada de destaque, o meia é o principal articulador da equipe e ajudou o time a garantir o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e chegar às semifinais da Copa do Brasil.
Em entrevista ao jornalista Jaeci Carvalho, Rodrigo Caetano, diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), elogiou Matheus Pereira e disse que ele está no radar do treinador Carlo Ancelotti.
“O caso do Matheus, ele esteve ainda na época do Dorival. Não teve ainda essa oportunidade (com o Ancelotti). Creio que pela disputa de posição. Ele está entre os dois, três (melhores do Brasileiro). Claro que é uma posição muito específica. Cada vez menos a gente vê esse jogador, esse meia armador, que pisa na área, que organiza o time. Muitas vezes, por conta até do esquema tático”, iniciou.
Ele fez questão de ressaltar que o camisa 10 do Cruzeiro, assim como Kaio Jorge e Fabrício Bruno, esteve em todas as ‘pré-listas’ da CBF, compostas, geralmente, por cerca de 60 nomes.
“O Matheus é um jogador inteligentíssimo. É o cérebro da equipe. Vem fazendo um grande ano. O que posso garantir é que todos são muito observados. Ambos sempre estiveram em nossa lista larga, assim como o Fabricio Bruno. Sempre giramos em torno de 60 nomes que são acompanhados de perto. Na lista final, existe a escolha que o treinador entende como sendo o melhor modelo de jogo para ele. São ‘n’ detalhes para a tomada de decisão”,
Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF
E o Kaio Jorge?
Além de Matheus Pereira, quem também segue no radar é Kaio Jorge. Diferentemente do meia, o atacante, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 21 gols, já teve sua chance com Ancelotti.
Ele foi convocado em agosto para enfrentar Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, o atacante chegou a entrar no segundo tempo diante dos chilenos e teve boa participação. No entanto, sofreu uma lesão muscular e acabou cortado, sem poder participar do jogo contra os bolivianos.
Depois disso, teve mais duas convocações da Seleção, mas ele não foi chamado para a lista principal.
“São alguns critérios utilizados para a convocação. O Kaio Jorge esteve com o mister, já foi convocado. Ele (Ancelotti) gostou, claro. Ele mesmo disse. Muitos atletas, às vezes, são convocados, alguns têm minutagem, outros não. Mas o que pode fazer diferença lá na frente numa escolha é o dia a dia, é a forma como ele se comporta. Por isso, ele convoca muitos para conhecer”, disse Rodrigo Caetano.
Quem tem sido chamado com frequência é o zagueiro Fabrício Bruno. O defensor esteve presente nas últimas três convocações do técnico italiano e é cotado para disputar a Copa do Mundo de 2026.
De olho na Copa
Com a Copa do Mundo se aproximando, Carlo Ancelotti fará apenas mais duas convocações até a divulgação da lista final para o Mundial, que será disputado entre junho e julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.
O Brasil está no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia.

