Chegou a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro! Já com seu principal objetivo garantido (a vaga direta na fase de grupos da Libertadores), o Cruzeiro vai enfrentar o Santos neste domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro, com um time bastante modificado.
Com foco total na Copa do Brasil, o técnico Leonardo Jardim optou por deixar todo o time titular, com exceção de Arroyo, em Belo Horizonte. A decisão se dá pelo calendário apertado: apenas três dias após o duelo contra o Santos, a Raposa encara o Corinthians, na quarta-feira (10), às 21h30, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, no Mineirão.
Com 70 pontos e a terceira colocação garantida, o Cruzeiro tem ótimo desempenho em 2025. Essa é a quarta melhor campanha do clube na era dos pontos corridos com 20 clubes, formato adotado desde 2006.
Do outro lado, o Santos entra em campo com um cenário bem diferente. Ainda ameaçado pelo rebaixamento, o time comandado pelo técnico Pablo Vojvoda ocupa a 14ª colocação, com 44 pontos – apenas dois a mais que o primeiro time dentro do Z4, o Vitória, que tem 42.
Quem pode jogar e desfalques
Santos
Recuperado de dores na parte posterior do joelho esquerdo, o atacante Tiquinho Soares volta a ficar à disposição do técnico Pablo Vojvoda. Ele disputa posição com Thaciano para ocupar a vaga deixada por Lautaro Díaz, que está impedido de atuar.
Emprestado pelo Cruzeiro ao Santos até julho de 2026, o atacante argentino não foi liberado pelo clube celeste para enfrentar a Raposa nesta última rodada do Campeonato Brasileiro.
Por outro lado, Zé Ivaldo está liberado para atuar. O defensor atingiu a meta prevista em contrato e será adquirido em definitivo pelo Santos. Segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro já considera o zagueiro como jogador do Peixe.
Além de Lautaro Díaz, a comissão técnica do Santos também não conta com Escobar, fora por lesão, e Zé Rafael, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.
Apesar disso, a única mudança na equipe titular deve ser no setor ofensivo.
Provável escalação do Santos: Gabriel Brazão, Igor Vinicius, Adonis Frias, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão, João Schmidt e Neymar; Barreal, Guilherme e Thaciano (Tiquinho Soares).
Cruzeiro
Sem os titulares, o técnico Leonardo Jardim decidiu relacionar jogadores das categorias de base para o confronto com o Santos.
Os garotos integraram o grupo e participaram do último treino da equipe antes da partida, realizado na manhã deste sábado (6), na Toca da Raposa II. O objetivo de Jardim é compor o banco de reservas e dar minutos a atletas que foram pouco utilizados durante a temporada.
Dentre os relacionados, cinco atletas formados na Toca da Raposa ainda buscam a tão sonhada estreia com a camisa do time principal. A depender da escalação e das substituições, eles podem entrar em campo pela primeira vez como profissionais.
São eles: Vitor Lamounier (goleiro), Bruno Alves (zagueiro), Baptistella (meio-campista), Rhuan Gabriel (meio-campista) e Rayan Lelis (atacante).
Vale ressaltar que outros nomes também apareceram como “novidade” na lista de relacionados, como o atacante Fernando, além dos jovens Kenji e Murilo Rhikman. Esses atletas, porém, já estrearam pelo profissional em outras oportunidades.
Provável escalação do Cruzeiro: Léo Aragão; Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Walace, Matheus Henrique, Japa e Eduardo; Bolasie e Gabigol.

